Espanha (em castelhano e galego España, em catalão Espanya e em basco Espainia) é um país da Europa meridional localizado na península Ibéria. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França.
O país está dividido em comunidades autónomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco (País Vasco, em castelhano, ou Euskadi em basco), a Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana, em castelhano, ou Comunitat Valenciana em valenciano) e a Catalunha (Catalunya em catalão e Cataluña em castelhano), têm línguas próprias. Desde a sua adesão à União Europeia em 1986, a Espanha tornou-se um país altamente industrializado e a 8ª maior economia mundial.
A Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, a chamada ‘‘Meseta Central, onde está situada Castela e La Mancha (de onde é Dom Quixote) - possui altura média de 600 m, onde se destaca a Cordilheira Central. O clima é continental no interior, mediterrânico na costa leste, sul, ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e oceânico no norte. Os principais rios são: Tejo (Tajo), Ebro, Douro (Duero), Guadiana, Guadalquivir e Minho (Minho). Tem uma extensão de 504.645 km², sendo o quarto país mais extenso do continente, atrás de Rússia, Ucrânia e França(Cazaquistão e Turquia são maiores que a Espanha, porém aqui só se tem em conta a parte europeia de seus territórios) com uma altitude média de 650 metros sobre o nível do mar, é o segundo país mais montanhoso da Europa, atrás da Suíça. Sua população é de 46.063.511 habitantes, baseado nos dados do ‘‘Padrón municipal de 2008’‘.
Religião
O artigo 16.3 da Constituição Espanhola vigente define o país como um Estado sem confissão: ‘‘Nenhuma confissão terá carácter estatal. Porém, é garantida a liberdade religiosa e de culto dos indivíduos e é assegurada uma relação de cooperação entre os poderes públicos e todas as confissões religiosas. O catolicismo é a religião predominante no país. A Igreja Católica é a única mencionada expressamente na Constituição, no mesmo artigo 16.3: ‘‘... e manterão as conseguintes religiões de cooperação com a Igreja Católica e as demais confissões. 77,3% dos espanhóis se consideravam católicos, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas realizado em 2007. Seguindo a os católicos, o ateísmo e o agnosticismo supõe 18,9% e outras religiões minoritárias 1,7%.
Não obstante, a percentagem de praticantes é muito menor. Segundo o mesmo estudo, somente 18,5% vai a missa de forma regular: 2,3 vão à missa varias vezes na semana, e 16,2% nos domingos e dias festivos. Este grupo cumpre as disposições da própria Igreja Católica sobre fluência. Também existem 11,3% que vão alguma vez ao mês, o que indica o declive da religiosidade da população.
Em quanto a membros, a segunda religião em importância é a muçulmana. Calcula-se que há uns 800.000 fiéis, vindos fundamentalmente das recentes ondas de imigração. Há também um número crescente de igrejas protestantes, que somam cerca de 400.000 fiéis (a estatística própria dos protestantes em Espanha indica 1.200.000, dos quais 400.000 são espanhóis e o resto são estrangeiros que residem na Espanha durante pelo menos seis meses ao ano). Em terceiro lugar vêm os Testemunhas de Jeová com 103.784 fiéis e logo após, com cerca de 20.000 fiéis, o mormonismo. A comunidade judia na Espanha não supera os 15.000 fiéis.
Desporto
O desporto em Espanha é dominado, principalmente, pelo futebol (desde o século XX), o basquete, o ciclismo, o ténis, o andebol, e pelos desportos de motor, principalmente o Motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade de Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos desportos. Na Espanha se celebra anualmente no verão a ‘‘Volta ciclista da Espanha (La Vuelta), que junto ao ‘‘Giro d’Italia’’ e o Tour de France, é uma das três competições ciclísticas mais importantes da Europa. A Selecção Espanhola de Futebol é a actual líder do ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol).
Tauromaquia
Na Espanha se conserva a tradição de realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os ‘‘encierros’‘ (corridas nas quais as pessoas correm junto aos touros pelas ruas) e as ‘‘corridas de toros’‘ (touradas), que fazem parte da identidade de numerosas festas populares. As ‘‘plazas de toros’‘ com maior transcendência na temporada taurina são a de ‘‘Las Ventas’‘ em Madrid, a Plaza Monumental em Pamplona, a Plaza de la Maestranza em Sevilha e a Plaza de Valência.
Meios de comunicação
a televisão é o principal meio de comunicação do país, com seis emissoras nacionais e varias de carácter autonómico. As principais emissoras do país são a La 1, La 2, Antena 3, Cuatro, Telecinco e La Sexta. A imprensa está concentrada principalmente em dois consórcios jornalísticos cujos principais periódicos de circulação nacional são El País e El Mundo, além do ABC, La Razón e La Vanguardia. Na imprensa esportiva destacam o Marca e As.