sábado, 6 de junho de 2009

Dorayaki - Japão

Dorayaki

Massa

Ingredientes:

· 6 claras e 3 gemas (3 gemas para o recheio)

· 200g de açúcar

· 1 colher (sopa) de margarina

· 1 colher (sopa) de mel

· 1 colher (sopa) de fermento em pó

· 250 g de farinha de trigo

· 1 copo (americano) cheio, mais 1 colher (sopa) água

Preparação:
Misture as 3 gemas com a margarina, açúcar e mel, fermento farinha, água e no final, as 6 claras em neve. Asse em forminhas próprias untadas, ou como panquecas grossas.

Creme:

Ingredientes

· 3 gemas

· 2 colheres (sopa) de margarina

· 1½ colher (sopa) de açúcar

· 2½ colheres (sopa) de farinha maisena

· 2½ copos de leite

· Baunilha a gosto

Preparação:
Leve tudo ao fogo até engrossar e recheie a massa e dobre ao meio.

Guacamole - México

Guacamole

Ingredientes:

  • 1 Abacate
  • 1 Tomate sem pele cortada em cubinhos
  • 1 Cebola cortada em cubinhos
  • 2 Gotas de pimenta tabasco
  • Sumo 1/2 de limão
  • 1/2 Pimenta de cheiro
  • Pimenta e sal a gosto

Preparação:

1. Primeiro amasse bem o abacate, como ponto de puré, adicionar o tomate, a cebola, o sumo de limão, as pimentas e o sal;

2. Misturar todos esses ingredientes e levar para o frigorífico;

3. Acompanhe com nachos ou doritos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pizza Bolonhesa

350gr de farinha de trigo
15gr de fermento padeiro
água mornasal
Molho de tomate:1 Lata pequena de tomate pelado1 cebolaorégãos, sal2 dentes de alho

Recheio:200gr Carne de vaca moídasal, pimenta1 Pouco de molho de tomate1dl Vinho brancoazeite

Queijo mozarella e emmenthal (meio por meio) a gostoMilho q.b.Massa da pizza:Misture a farinha com o fermento diluído em água morna. Rectifique o sal e vá acrescentando mais água morna até a massa ficar com a consistência do pão. Estenda-a e coloque num tabuleiro de forno.

Entretanto faça o molho de tomate:No liquidificador misture todos os ingredientes do molho e triture. Reserve.

Recheio:
Coloque no tacho azeite e salteie a carne moída, junte um pouco de sal e pimenta a gosto. Quando a carne tiver perdido o axpecto de crua, adicione um pouco do molho de tomate e o vinho branco. Mexa e deixe evaporar.Montagem: Depois de base de massa estar esticada recheie com o molho de tomate, a carne e o milho em quantidades a gosto. Polvilhe com a mistura de queijos e leve ao forno a 200ºC, cerca de 30 minutos, ou até estar dourada.

Pizza à carbonara


Ingredientes

- Molho à Carbonara

- 16 Fatias Mozzarella

- 4 Fatias Bacon Finas- 4 Cogumelos Naturais

- 2 Cebolas

- 1 pct Natas

- Oregãoes qb


Preparação


Depois de forrado o tabuleiro com a massa, fazemos o molho à carbonara (Numa frigideira aqueça 2 colheres de sopa de azeite e junte meia cebola picada. Cozinhe-a em lume brando. Junte 200 gr de bacon aos pedaços pequenos e tempere com sal e pimenta. Junte 1 pacote de natas e mantenha o lume brando até que espesse) e tapamos a base da massa.
Entretanto cortamos as cebolas em rodelas finas e noutra frigideira refogamos até ficar transparente com um pingo de azeite, retiramos e distribuimos em cima do molho. Na mesma frigideira refogamos os cogumelos cortados em rodelas e o bacon cortados em pedaços, depois de loirinhos, retiramos e distribuimos por cima da cebola. Colocamos o queijo por cima.

Espanha...

Espanha (em castelhano e galego España, em catalão Espanya e em basco Espainia) é um país da Europa meridional localizado na península Ibéria. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França.
O país está dividido em comunidades autónomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco (País Vasco, em castelhano, ou Euskadi em basco), a Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana, em castelhano, ou Comunitat Valenciana em valenciano) e a Catalunha (Catalunya em catalão e Cataluña em castelhano), têm línguas próprias. Desde a sua adesão à União Europeia em 1986, a Espanha tornou-se um país altamente industrializado e a 8ª maior economia mundial.

A Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, a chamada ‘‘Meseta Central, onde está situada Castela e La Mancha (de onde é Dom Quixote) - possui altura média de 600 m, onde se destaca a Cordilheira Central. O clima é continental no interior, mediterrânico na costa leste, sul, ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e oceânico no norte. Os principais rios são: Tejo (Tajo), Ebro, Douro (Duero), Guadiana, Guadalquivir e Minho (Minho). Tem uma extensão de 504.645 km², sendo o quarto país mais extenso do continente, atrás de Rússia, Ucrânia e França(Cazaquistão e Turquia são maiores que a Espanha, porém aqui só se tem em conta a parte europeia de seus territórios) com uma altitude média de 650 metros sobre o nível do mar, é o segundo país mais montanhoso da Europa, atrás da Suíça. Sua população é de 46.063.511 habitantes, baseado nos dados do ‘‘Padrón municipal de 2008’‘.


Religião
O artigo 16.3 da Constituição Espanhola vigente define o país como um Estado sem confissão: ‘‘Nenhuma confissão terá carácter estatal. Porém, é garantida a liberdade religiosa e de culto dos indivíduos e é assegurada uma relação de cooperação entre os poderes públicos e todas as confissões religiosas. O catolicismo é a religião predominante no país. A Igreja Católica é a única mencionada expressamente na Constituição, no mesmo artigo 16.3: ‘‘... e manterão as conseguintes religiões de cooperação com a Igreja Católica e as demais confissões. 77,3% dos espanhóis se consideravam católicos, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas realizado em 2007. Seguindo a os católicos, o ateísmo e o agnosticismo supõe 18,9% e outras religiões minoritárias 1,7%. Não obstante, a percentagem de praticantes é muito menor. Segundo o mesmo estudo, somente 18,5% vai a missa de forma regular: 2,3 vão à missa varias vezes na semana, e 16,2% nos domingos e dias festivos. Este grupo cumpre as disposições da própria Igreja Católica sobre fluência. Também existem 11,3% que vão alguma vez ao mês, o que indica o declive da religiosidade da população.
Em quanto a membros, a segunda religião em importância é a muçulmana. Calcula-se que há uns 800.000 fiéis, vindos fundamentalmente das recentes ondas de imigração. Há também um número crescente de igrejas protestantes, que somam cerca de 400.000 fiéis (a estatística própria dos protestantes em Espanha indica 1.200.000, dos quais 400.000 são espanhóis e o resto são estrangeiros que residem na Espanha durante pelo menos seis meses ao ano). Em terceiro lugar vêm os Testemunhas de Jeová com 103.784 fiéis e logo após, com cerca de 20.000 fiéis, o mormonismo. A comunidade judia na Espanha não supera os 15.000 fiéis.
Desporto
O desporto em Espanha é dominado, principalmente, pelo futebol (desde o século XX), o basquete, o ciclismo, o ténis, o andebol, e pelos desportos de motor, principalmente o Motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade de Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos desportos. Na Espanha se celebra anualmente no verão a ‘‘Volta ciclista da Espanha (La Vuelta), que junto ao ‘‘Giro d’Italia’’ e o Tour de France, é uma das três competições ciclísticas mais importantes da Europa. A Selecção Espanhola de Futebol é a actual líder do ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol).
Tauromaquia
Na Espanha se conserva a tradição de realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os ‘‘encierros’‘ (corridas nas quais as pessoas correm junto aos touros pelas ruas) e as ‘‘corridas de toros’‘ (touradas), que fazem parte da identidade de numerosas festas populares. As ‘‘plazas de toros’‘ com maior transcendência na temporada taurina são a de ‘‘Las Ventas’‘ em Madrid, a Plaza Monumental em Pamplona, a Plaza de la Maestranza em Sevilha e a Plaza de Valência.
Meios de comunicação
a televisão é o principal meio de comunicação do país, com seis emissoras nacionais e varias de carácter autonómico. As principais emissoras do país são a La 1, La 2, Antena 3, Cuatro, Telecinco e La Sexta. A imprensa está concentrada principalmente em dois consórcios jornalísticos cujos principais periódicos de circulação nacional são El País e El Mundo, além do ABC, La Razón e La Vanguardia. Na imprensa esportiva destacam o Marca e As.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Quiche - França

Ingredientes:

->200 g de massa quebrada
->150 g de fiambre em bocados
->100 g de queijo ralado
->2 ovos
->1/4 litro de natas
->1/4 litre de leite
->sal
->pimenta


Modo de Preparação:

Colocar a massa numa forma. À parte, misturar num recipiente relativamente grande o leite, as naras, o queijo, as gemas, o fiambre, o sal e a pimenta. Bater, ainda noutro recipiente, as claras em neve, e adicioná-las à mistura.
Entretanto, meter a massa no forno quente, para uma "pré-cozedura" e, depois disto, acrescentar a mistura.

Bolo de Abóbora e Côco - Jamaica

Ingredientes

->1 canecade abóbora cozida
->1 caneca de açúcar
->2 colheres (sopa) de manteiga
->2 ovos
->1/2 caneca de leite
->1 colher (sopa) de fermento em pó
->1 caneca de coco ralado
->3 xícaras (chá) de farinha de trigo
->Açúcar a gosto para polvilhar


Modo de Preparação

Bater no liquídificador as gemas com a manteiga; acrescentar os outros ingredientes aos poucos, deixando o fermento por último. Bater as claras em neve e adicioná-las à misturas; mexa delicadae cuidadosamente. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ohayo Gozaimasu caros visitantes ^^

Olá =)

Hoje foi um dia muito especial!


Foi hoje o dia em que nós realizamos a nossa actividade de final de ano: as barraquinhas culturais! =D

Preparámos várias receitas típicas de países que trabalhámos ao longo do ano e devo dizer, modestamente, que nao nos saímos nada mal!
Realizámos a actividade no polivalente da escola e vendemos a comida quase toda! O que quer dizer que houve uma boa aceitação da diferença por parte das pessoas.

Toda a gente participou de bom grado nesta nossa actividade, o que nos deixou muito contentes e com vontade de aumentar o nosso horizonte de partilha. isto quer dizer que a partir de aqui, iremos postar as receitas que fizémos para que, para além de conhecerem a cultura de vários países, possam também saborear as suas delícias.


As receitas não vão ser postadas hoje, mas sim ao longo da semana.
Esperamos que gostem ^^

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jamaica


JAMAICA

Capital:
Kingston
Superfície: 10 991 km2.
Número de Habitantes: 2,7 milhões de hab.
Língua Oficial: inglês
Governo: monarquia parlamentarista
Moeda: dólar jamaicano
Localização Geográfica: América Central, mar das Caraíbas
Clima: tropical
Fuso Horário: (-2)
Divisões Administrativas: 4 paróquias (parishes) agrupadas em 3 condados históricos: Condado de Cornwall (Montego Bay) Condado de Middlesex (Spanish Town) e Condado de Surrey (Kingston)
Religião: protestantes (34%), sem filiação (41%), rastafari (10%), católicos (10%), outras (1%)
Hino: "Jamaica, Land we Love"




A Jamaica tem uma cultura muito rica. O seu povo é amistoso, o clima é excelente, a comida é óptima, e as festas são muito frequentes e animadas.
Desde o final da década de 70, associamos a palavra/país ‘Jamaica’ a Bob Marley, reggae e rastafari. Porém, música e religião são apenas alguns dos factores que a caracterizam.
Jamaica, cujo nome original é Xamayca, significa, para os nativos Arawak, “terra de madeira e água”.

-> População

O povo Jamaicano é muito amistoso, festivo e caloroso. É composto por povos de origens diferentes, o que resulta numa mistura de várias culturas. Uma grande parte é descendente de escravos africanos que foram trazidos para o país pelos colonizadores europeus, pelo que podemos considerar que etnias como a africana, inglesa, alemã, chinesa, escocesa ou indiana contribuíram para a formação cultural do país. Muitos destes povos consideraram a Jamaica como uma colónia, nela procuraram vidas melhores e a ela chamaram de ‘lar’! Apesar de toda esta mistura de culturas, a que tem mais influência é a inglesa, como se pode verificar na língua e nos hábitos Jamaicanos.
-> Música
A Jamaica é, como todos sabem, um país muito musical.
O reggae é o estilo mais popular e é como que a ‘marca’ do país. O reggae é um ritmo musical conhecido mundialmente; é uma síntese rítmica e tem uma melodia admirável, com poemas simples e bem cantados, os quais se baseiam numa mistura de ideias revolucionárias de cenas românticas, e de episódios de adoração religiosa.
O jazz também é muito popular nesta ilha.
A música folclórica é um dos mais notáveis aspectos da herança cultural que quebra as barreiras sociais e unifica o país com a sua ingenuidade e intensidade.

-> Turismo

Jamaica, conhecida pelas suas paisagens montanhosas, pelas suas longas praias de areias brancas e pelo ritmo animado do Reggae, é um dos destinos turísticos mais populares nas Caraíbas. É um jardim tropical onde a diversão parece não ter fim!
A Jamaica pode ser visitada durante todo o ano, apesar de os meses de Agosto, Setembro e Outubro serem os mais requisitados. É nesta altura que acontecem os grandes festivais de reggae, como o SumFest ou o Sunsplash, cujas programações duram até uma semana. O reggae, tornou-se, a partir de mais ou menos 1972, o ícone da Jamaica, e a dar a esta uma fama antes completamente inexistente.
A Jamaica é a terceira maior ilha das Caraíbas, medindo 235Km de comprimento e 82Km de largura. O seu ponto culminante é o Pico da Montanha Azul, o qual está a 2256 metros acima do nível do mar. Tem paisagens muito ricas e variadas, com cascadas, fontes, rios e riachos, todos fluindo das montanhas cobertas de florestas para as planícies férteis.
Uma viagem à Jamaica pode incluir rafting nos rios, escalada, cavalgadas, passeios nas praias ou simplesmente, balançar à toa numa rede.

Montego Bay, localizado a noroeste da costa, está situado nas florestas do alto das montanhas e cercada de praias tropicais. “MoBay”, tem praias privativas, muitos restaurantes e bares e uma vida nocturna bastante activa. As actividades são praticamente intermináveis nesta grande cidade, que realmente tem algo para cada tipo de pessoa.
Ocho Rios, o porto principal na ilha, é outra grande cidade que também oferece uma grande variedade de actividades. Aqui os visitantes podem escolher entre fazer compras, praia, pólo, golfe ou escalar as famosas cachoeiras Dunns River Falls.

-> Cultura
A diversidade étnica existente na Jamaica determinou muitas características deste país.
O culto rastafari desenvolveu-se aquando da sua criação; todas as suas variantes tiverem, desde o inicio, quatro ideias fundamentais comuns: a criação de uma figura divina de Hile Selassie (conhecido anteriormente como Ras Tafari, e que foi o primeiro rei negro coroado Imperador da Etiópia em 1930, assumindo-se como o deus que havia vindo à terra para guiar os negros para a Terra Prometida), a superioridade da raça negra, a necessidade de retornar à pátria africana e a conveniência de formar uma comunidade separada da comunidade Jamaicana. A criação do reggae é atribuída aos rastafaris; o reggae desenvolveu-se de uma antiga forma de música folk na Jamaica sobretudo com elementos musicais africanos, porém com ideias trazidas da Índia e Europa. Também teve influências da rumba, o limbo e o calipso.
Dificilmente alguém viajará para a Jamaica para conhecer os vestígios da cultura índia Arawak (gravuras rupestres inscritas em várias grutas),
e muita da realidade cultural, ou social, jamaicana passará ao lado da maioria dos visitantes. O país conquistou um lugar privilegiado nas rotas turísticas sobretudo graças ao clima, às belíssimas águas azul-turquesa e às estâncias balneares.

-> Transportes na Jamaica
O autocarro é o meio de transporte mais comum. Porém, estão praticamente sempre cheios e são bastante lentos.
Frequentemente os táxis não possuem taxímetros, pelo que se deve combinar o preço da viagem antecipadamente para não ter más surpresas no fim da viagem.
Também se podem alugar bicicletas ou motas para os deslocamentos urbanos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Testa os teu conhecimentos no Geo-quizz!!!!
























Caros visitantes!
Hoje temos uma proposta diferente... Em vez de vos falarmos da cultura de algum país, optamos por adicionar um jogo ao blog, o qual testa a vossa capacidade de memória e conhecimento da localizaçao dos diferentes países do globo!
Tentem, e descubram se sabem tanto quanto pensam :)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Angola











Angola de relance

- Superfície: 1.246.700 km
- População: 14.000.000 hab
- Capital: Luanda
- Governo: República
- Moeda: kwanza
- Idiomas: Oficial – Português; no entanto existem muitos outros, falados por várias populações
- Religião: Católica 51%; Protestante 17%; Tradicional (animista) 30%;outras 2%
- Clima: Tropical. Duas estações: Cacimbo (seca) vai de Maio a Setembro e das chuvas (mais quentes) de Setembro a Maio.
- Esperança média de vida: 46,5 anos

Cultura Angolana

Idiomas

Em Angola existem várias línguas nacionais, como Quicongo, Kimbundo, Umbundo, Ganguela, Lunda-Tchokwe, Ibinda, entre muitas outras. No que se refere à religião consideram-se três divisões:Católica, Evangélicas e crenças tradicionais.

Artes

A arte da máscara azul de Angola, as máscaras de madeira e as esculturas não são criações meramente estéticas, tal como na maioria da arte africana. Elas têm um papel importante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação da caça.

Os artesãos angolanos trabalham madeira, bronze e marfim, nas máscaras e nas esculturas. Cada grupo etno-linguístico em Angola tem os seus próprios traços artísticos originais. O pensador de Cokwe é provavelmente a peça de arte mais famosa das criações angolanas. O Lunda-Cokwe na parte nordeste de Angola é conhecido também por as suas artes plásticas superiores.

Também devemos referir a arte em cerâmica preta de Moxico do centro/leste de Angola. Enquanto as máscaras e as estátuas de madeira de África cresceram na popularidade no oeste, a indústria do artesanato em Angola procurou atender a procura por arte africana. Um dos maiores mercados de artesanato em Angola é o mercado de Futungo, logo ao sul de Luanda. É o centro principal do comércio de artesanato para turistas e expatriados. O mercado está aberto somente aos domingos. A maioria dos comerciantes do artesanato são Kikongo, embora os artesãos descenderem de muitos grupos etno-linguísticos diferentes.

Gastronomia

A gastronomia angolana é muito influenciada pela Cozinha Portuguesa e pelos métodos culinários de Moçambique.
Actualmente, a Cozinha Angolana é famosa por combinar e misturar sabores e métodos de cozinhar brasileiros, portugueses e africanos.

Os pratos mais famosos passam pela Muamba de Galinha, Kibeba e Ponde.

O Óleo de Palma está sempre presente nos cozinhados angolanos.

Música


Nas últimas décadas do controle colonial, Portugal encorajou activamente a produção e gravação de música de artistas locais. São criados os Estúdios Valentim de Carvalho, em Luanda, que apenas cessam a sua actividade em 1975. O resultado foi uma mini-indústria que, combinada com a excitação da liberdade que se antevia, viu nascer excelentes músicos e diversos estilos originais entre meados dos anos 60 até à Independência.

Actualmente, Angola tem um vasto leque de estilos musicais, dos quais se destaca o kuduro, que é um estilo mais tradicional, mas que também já sofre influências da globalização.








Hino