sexta-feira, 17 de abril de 2009

Angola











Angola de relance

- Superfície: 1.246.700 km
- População: 14.000.000 hab
- Capital: Luanda
- Governo: República
- Moeda: kwanza
- Idiomas: Oficial – Português; no entanto existem muitos outros, falados por várias populações
- Religião: Católica 51%; Protestante 17%; Tradicional (animista) 30%;outras 2%
- Clima: Tropical. Duas estações: Cacimbo (seca) vai de Maio a Setembro e das chuvas (mais quentes) de Setembro a Maio.
- Esperança média de vida: 46,5 anos

Cultura Angolana

Idiomas

Em Angola existem várias línguas nacionais, como Quicongo, Kimbundo, Umbundo, Ganguela, Lunda-Tchokwe, Ibinda, entre muitas outras. No que se refere à religião consideram-se três divisões:Católica, Evangélicas e crenças tradicionais.

Artes

A arte da máscara azul de Angola, as máscaras de madeira e as esculturas não são criações meramente estéticas, tal como na maioria da arte africana. Elas têm um papel importante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação da caça.

Os artesãos angolanos trabalham madeira, bronze e marfim, nas máscaras e nas esculturas. Cada grupo etno-linguístico em Angola tem os seus próprios traços artísticos originais. O pensador de Cokwe é provavelmente a peça de arte mais famosa das criações angolanas. O Lunda-Cokwe na parte nordeste de Angola é conhecido também por as suas artes plásticas superiores.

Também devemos referir a arte em cerâmica preta de Moxico do centro/leste de Angola. Enquanto as máscaras e as estátuas de madeira de África cresceram na popularidade no oeste, a indústria do artesanato em Angola procurou atender a procura por arte africana. Um dos maiores mercados de artesanato em Angola é o mercado de Futungo, logo ao sul de Luanda. É o centro principal do comércio de artesanato para turistas e expatriados. O mercado está aberto somente aos domingos. A maioria dos comerciantes do artesanato são Kikongo, embora os artesãos descenderem de muitos grupos etno-linguísticos diferentes.

Gastronomia

A gastronomia angolana é muito influenciada pela Cozinha Portuguesa e pelos métodos culinários de Moçambique.
Actualmente, a Cozinha Angolana é famosa por combinar e misturar sabores e métodos de cozinhar brasileiros, portugueses e africanos.

Os pratos mais famosos passam pela Muamba de Galinha, Kibeba e Ponde.

O Óleo de Palma está sempre presente nos cozinhados angolanos.

Música


Nas últimas décadas do controle colonial, Portugal encorajou activamente a produção e gravação de música de artistas locais. São criados os Estúdios Valentim de Carvalho, em Luanda, que apenas cessam a sua actividade em 1975. O resultado foi uma mini-indústria que, combinada com a excitação da liberdade que se antevia, viu nascer excelentes músicos e diversos estilos originais entre meados dos anos 60 até à Independência.

Actualmente, Angola tem um vasto leque de estilos musicais, dos quais se destaca o kuduro, que é um estilo mais tradicional, mas que também já sofre influências da globalização.








Hino




Nenhum comentário: