Togo
Capital: Lomé
Superfície: 56785 Km2
Número de Habitantes: 5858673 hab.
Língua Oficial: Francês
Governo: República Presidencialista
Moeda: Franco CFA
Localização Geográfica: África
Clima: Equatorial chuvoso (no litoral) e tropical (interior)
Fuso Horário: (UTC +0)
Divisões Administrativas: prefeituras (Savanas, Kara, Centrale, Plateaux, Maritime)
Hino: “Terre de nos Aieux” (“Terra dos nossos antepassados”)
-> Geografia e População
O Togo situa-se na África Ocidental e faz fronteira com o Burkina Faso, a norte, o oceano atlântico, a sul, o Benin a leste, e o Gana, a oeste (ver a imagem acima colocada).
Existem no Togo mais de 40 etnias diferentes, pelo que se pode dizer que este país é como ‘um mosaico de culturas’, e um lugar perfeito para conhecer novas pessoas e outros modos de vida.
O grupo étnico Ewe é o mais numeroso (representa 45,4% da população), e concentra-se no litoral sul, que é a região mais desenvolvida do Togo. A maioria dos habitantes vive da agricultura, cultivando maioritariamente algodão e cana-de-açúcar.
O Togo é um país muito variado nos seus costumes. Cada região do país apresenta diferentes tipos de folclore durante as manifestações culturais ou durante os seus espectáculos. Como já vimos, o Togo tem 40 etnias, e estão organizadas em três grupos: Adia-Ewé no sul, Kabyè-Téme, no centro, e Parangourma, no norte.
-> Arte
A arte togolesa está desenvolvida por todas as etnias que habitam o país. Os Ewe destacam-se pela prática de uma arte muito simbólica, na qual predomina a policromia e os motivos geométricos, a qual está muito inspirada no culto de Legba, praticado por este povo.
A arte tradicional tem como referencia a fabricação de tecidos á mão. Estes são considerados como verdadeiras obras de arte (pessoalmente já vi alguns e achei mesmo magnifico!), e consoante o nível de riqueza, a ‘complicação’ do padrão e do tecido altera-se.
De referir também as historias que se contam de geração em geração. Estas são um exemplo importante da tradição e da cultura no interior de cada grupo étnico.
As danças tradicionais são também espectaculares; todas elas têm um objectivo, e todos os adornos e as pinturas têm um significado concreto.
-> Entretenimentos
O Togo oferece uma grande variedade de entretenimentos, sobretudo para os amantes da natureza.
Tem praias paradisíacas, onde se podem praticar desportos como a vela ou windsurf; porém as ondas são muitas vezes perigosas. A pesca é excelente neste país, tanto em aguas doces como em águas salgadas.
Nas montanhas podemos praticar escalada (no norte do país), e na região da selva tropical podemos observar diversas espécies de animais tais como elefantes, hipopótamos, búfalos, leões, crocodilos e diferentes aves. É um verdadeiro paraíso ornitológico! Estas encontram-se no centro do Togo, no parque nacional de Fazao, ou no norte, no parque nacional de Keram.
Quanto às cidades, podemos saborear óptimos pratos ou então simplesmente passear. A capital Lomé na zona sul, assim como Atakpamé e Palimela. No centro, Sokodé e no norte Keram e Lama-Kara.
-> Religiões
As religiões dominantes são: o animismo, o islamismo e o cristianismo. O animismo é considerado a região mais influente, apesar de estar a perder influencia com a propagação de novas seitas e com uma politica de islamização muito forte. O animismo dá muita importância a certos cultos religiosos, como o culto dos antepassados, o voudou e os ritos de iniciação como akpénou (para raparigas) e évalou (para rapazes). Ma região Konkomba há um feitiço dedicado aos antepassados na entrada de todas as casas, local onde se fazem sacrifícios
-> Gastronomia
O Togo tem uma gastronomia relativamente simples, mas excelente, graças á óptima qualidade dos ingredientes utilizados. O peixe e a carne são a especialidade da gastronomia togolesa. O peixe, de água doce ou salgada, costuma-se servir simplesmente grelhado, ou por vezes, com molhos, e vegetais, arroz ou milho. O mesmo acontece com a carne, principalmente de vaca, ovelha, cabra ou porco.
Entre os pratos mais típicos encontram-se a mutsella (peixe com verduras), vekumé (frango picante), gboma (marisco com espinafre), atieke (mandioca) e o nhame (batata, banana e mandioca). Como sobremesas, há normalmente frutas frescas ou doces à base de coco ou cacau.
Relativamente às bebidas, podemos referir o chucutú (cerveja de milho), vinho de palma ou então um café cultivado nas suas próprias terras. Só há água engarrafada para beber.
Hino Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário