terça-feira, 24 de março de 2009

TOGO


Togo
Capital: Lomé
Superfície: 56785 Km2
Número de Habitantes: 5858673 hab.
Língua Oficial: Francês
Governo: República Presidencialista
Moeda: Franco CFA
Localização Geográfica: África
Clima: Equatorial chuvoso (no litoral) e tropical (interior)
Fuso Horário: (UTC +0)
Divisões Administrativas: prefeituras (Savanas, Kara, Centrale, Plateaux, Maritime)
Hino: “Terre de nos Aieux” (“Terra dos nossos antepassados”)


-> Geografia e População
O Togo situa-se na África Ocidental e faz fronteira com o Burkina Faso, a norte, o oceano atlântico, a sul, o Benin a leste, e o Gana, a oeste (ver a imagem acima colocada).
Existem no Togo mais de 40 etnias diferentes, pelo que se pode dizer que este país é como ‘um mosaico de culturas’, e um lugar perfeito para conhecer novas pessoas e outros modos de vida.
O grupo étnico Ewe é o mais numeroso (representa 45,4% da população), e concentra-se no litoral sul, que é a região mais desenvolvida do Togo. A maioria dos habitantes vive da agricultura, cultivando maioritariamente algodão e cana-de-açúcar.
O Togo é um país muito variado nos seus costumes. Cada região do país apresenta diferentes tipos de folclore durante as manifestações culturais ou durante os seus espectáculos. Como já vimos, o Togo tem 40 etnias, e estão organizadas em três grupos: Adia-Ewé no sul, Kabyè-Téme, no centro, e Parangourma, no norte.

-> Arte
A arte togolesa está desenvolvida por todas as etnias que habitam o país. Os Ewe destacam-se pela prática de uma arte muito simbólica, na qual predomina a policromia e os motivos geométricos, a qual está muito inspirada no culto de Legba, praticado por este povo.
A arte tradicional tem como referencia a fabricação de tecidos á mão. Estes são considerados como verdadeiras obras de arte (pessoalmente já vi alguns e achei mesmo magnifico!), e consoante o nível de riqueza, a ‘complicação’ do padrão e do tecido altera-se.
De referir também as historias que se contam de geração em geração. Estas são um exemplo importante da tradição e da cultura no interior de cada grupo étnico.
As danças tradicionais são também espectaculares; todas elas têm um objectivo, e todos os adornos e as pinturas têm um significado concreto.

-> Entretenimentos
O Togo oferece uma grande variedade de entretenimentos, sobretudo para os amantes da natureza.
Tem praias paradisíacas, onde se podem praticar desportos como a vela ou windsurf; porém as ondas são muitas vezes perigosas. A pesca é excelente neste país, tanto em aguas doces como em águas salgadas.
Nas montanhas podemos praticar escalada (no norte do país), e na região da selva tropical podemos observar diversas espécies de animais tais como elefantes, hipopótamos, búfalos, leões, crocodilos e diferentes aves. É um verdadeiro paraíso ornitológico! Estas encontram-se no centro do Togo, no parque nacional de Fazao, ou no norte, no parque nacional de Keram.
Quanto às cidades, podemos saborear óptimos pratos ou então simplesmente passear. A capital Lomé na zona sul, assim como Atakpamé e Palimela. No centro, Sokodé e no norte Keram e Lama-Kara.

-> Religiões
As religiões dominantes são: o animismo, o islamismo e o cristianismo. O animismo é considerado a região mais influente, apesar de estar a perder influencia com a propagação de novas seitas e com uma politica de islamização muito forte. O animismo dá muita importância a certos cultos religiosos, como o culto dos antepassados, o voudou e os ritos de iniciação como akpénou (para raparigas) e évalou (para rapazes). Ma região Konkomba há um feitiço dedicado aos antepassados na entrada de todas as casas, local onde se fazem sacrifícios

-> Gastronomia
O Togo tem uma gastronomia relativamente simples, mas excelente, graças á óptima qualidade dos ingredientes utilizados. O peixe e a carne são a especialidade da gastronomia togolesa. O peixe, de água doce ou salgada, costuma-se servir simplesmente grelhado, ou por vezes, com molhos, e vegetais, arroz ou milho. O mesmo acontece com a carne, principalmente de vaca, ovelha, cabra ou porco.
Entre os pratos mais típicos encontram-se a mutsella (peixe com verduras), vekumé (frango picante), gboma (marisco com espinafre), atieke (mandioca) e o nhame (batata, banana e mandioca). Como sobremesas, há normalmente frutas frescas ou doces à base de coco ou cacau.
Relativamente às bebidas, podemos referir o chucutú (cerveja de milho), vinho de palma ou então um café cultivado nas suas próprias terras. Só há água engarrafada para beber.


Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Nenhum comentário: