quinta-feira, 5 de março de 2009

Indonésia

















"Uma miríade de ilhas vulcânicas ocupadas por uma das mais diversificadas e exóticas nações da Terra"


* Indonésia de relance

Superfície: 1.919.440 km²

População: 234,893 milhões

Capital: Jacarta

Governo: república presidencialista

Moeda: Rupia

Idiomas: bahasa – indonésio (oficial) entre muitos outros.

Religião: muçulmana, cristã, hindu, budista.

Clima: tropical e de monção

Esperança média de vida: homens: 52; mulheres: 55


* Cultura Indonésia


- Língua

O idioma oficial é o Indonês ou Bahasa, mas na Indonésia são faladas, por grupos diferentes, mais de 250 línguas de Malásio-Polinésio e de Papuásio. As crianças aprendem a língua da sua região em casa antes de entrarem na escola, onde aprendem a língua oficial.

A Indonésia adoptou cedo a língua nacional, mais precisamente, durante o seu movimento para a independência da Holanda. A Bahasa Indonésia foi desenvolvida a partir da língua malaia falada na parte ocidental da região de Sumatra e é semelhante ao malásio litoral, que era a língua comum do comércio na área portuária da Indonésia. Esta língua transformou-se na língua de instrução nas escolas e nas universidades, e é hoje falada pela maioria dos Indonésios.

Os indonésios com um estatuto social mais elevado são os proprietários de quintas que vivem em vilas pequenas. A vida na maioria destas vilas é controlada pelo chefe da vila (headmen) e por outros líderes tradicionais, tais como professores religiosos, seguindo um sistema de costumes locais que enfatiza a cooperação.

Muitos indonésios, especialmente aqueles nascidos em Java, têm somente um nome, que inclui Sukarno, o nome do primeiro presidente do país.

- Religião

Mais de 80% do povo indonésio é muçulmano, e aproximadamente 10% é Cristão. Muitos Indonésios muçulmanos seguem as tradições da sua religião, porém, são menos rigorosos no que toca à sua religião do que a maioria dos Muçulmanos dos países Árabes. Muitos indonésios acreditam ainda em espíritos, combinando os rituais dos antepassados e da natureza com o islamismo e o cristianismo.

Os povos da Bali e Lombok ocidental seguem uma religião denominada de Bali-Hinduísmo. É baseada no Hinduísmo, mas inclui antigas crenças da tradição de Bali e de Java. Os Bali-Hindus prestam culto aos espíritos da natureza, incluindo montanhas e grandes árvores, e honram também os espíritos dos antepassados que, segundo as suas crenças, virão visitá-los. Bali tem milhares dos templos Bali-Hindus onde muitos feriados religiosos são comemorados. As cerimónias incluem coloridas danças e teatros.

O Budismo e o Hinduísmo tinham uma grande superfície de propagação, no entanto, hoje em dia, existem relativamente poucos budistas ou Hindus. Os povos de algumas áreas isoladas seguem ainda a antiga religião local, como por exemplo, na parte de Borneo, onde os povos adoram os antepassados, imagens, e elementos naturais.

- Artes

O termo que melhor pode definir a cultura na Indonésia é o sincretismo, ou seja, a mistura de diversos elementos estrangeiros e indígenas, naturais e culturais. Partindo desta base, sabe-se que a influência cultural mais antiga, que não é a mais determinante, foi a chinesa, que, embora os contínuos contactos, não conseguiu assentar-se definitivamente. Pelo contrário, a influência indiana foi muito mais significativa, já que o budismo e o hinduismo ficaram reflectidos na escrita, na literatura e na construção de templos.

Os indonésios desenvolveram uma trabalhada arte palatina, inspirando-se fundamentalmente, na religião. E assim, entre os séculos VIII e X, construíram em Java, uma série de templos monumentais decorados com esculturas cuidadas e que ainda hoje em dia são capazes de transmitir os conceitos sobre a vida e o sentir religioso deste povo.

Na cultura balinesa a religião e a arte (influenciados pelo hinduísmo) tem sido factores determinantes no seu desenvolvimento e que manifesta-se nos estilos que prevalecem nas construções dos templos e na plástica cultural. É por isso que em Bali predominam as formas primitivas que representam figuras da mitologia indiana. Em contraposição, as talhas de madeira reproduzem imagens da vida quotidiana.

Quanto às obras pictóricas que podem ser vistas em Bali, dá-se relevância à pintura mitológica. Já o artesanato apresenta-se muito similar ao javanes, no qual domina o batique, técnica consistente em colorir tecidos mediante um laborioso sistema artístico, baseado em desenhos antigos.

Além das influências culturais chinesa e indiana que apreciam-se na arte indonésia, também é possível perceber a influência árabe na escrita arábica e sobretudo, nas formas ornamentais dos objectos de latão e nas armas.

Porém, os fundamentos das culturas dos povos indonésios desenvolveram-se antes de estas influências alcançarem as ilhas. Por este motivo a tradição artística mais antiga é manifestada na representação simbólica que os locais fazem dos motivos religiosos e cenas sobre o ritmo vital dos seres humanos.

Em outras zonas do país, como na Ilha Nias, predomina a cultura megalítica do sudeste asiático e, talvez, as figuras dos antepassados sejam as mais significativas de todas as obras religiosas. Em Sumatra, pelo contrário, a cultura foi promovida pelos bataker do norte e os minang do oeste, estando as suas talhas de madeira relacionadas com rituais mágicos. Em Borneo são muito importantes os chamados pilotes Tiweh que, segundo a lenda, eram os canais através dos quais as almas dos mortos chegavam no além.

- Gastronomia

O alimento mais tradicional na Indonésia é o arroz. O povo cozinha ou frita o arroz, servindo-o com uma grande variedade de outras comidas. Os indonésios geralmente preparam os seus alimentos com leite de coco e óleo, servindo-os muitas das vezes envolvidos por folhas de bananeira ou coqueiros.

O arroz pode ser servido com carne, peixe, vegetais, ou simplesmente temperado com pimentas quentes e a carne é geralmente bovina, ou de galinha. Este povo consome, geralmente, pouca carne de porco, já que é constituído na sua maioria por muçulmanos.

O milho é o principal alimento em algumas áreas, e o chá e o café são as bebidas mais apreciadas.

- Música

Actualmente, os artistas mais populares na indonésia, são pertencentes a vários estilos musicais, destacando-se entre eles, Casanova, Nidji, T2, Letto, etc.



Hino nacional



Nenhum comentário: