sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

E.U.A.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Capital: Washington DC
Cidade mais populosa: New York
Língua Oficial: Inglês
Governo: República Presidencialista
Número Habitantes: 303007997 Milhões
Superfície: 9629091 Km2
Localização Geográfica: América do Norte
Moeda: Dólar Americano
Fuso Horário: (UTC -5 a -10h)
Clima: o clima norte-americano varia de região para região. Na Florida encontramos um clima subtropical, na Califórnia um clima mediterrânico, temperado ou subtropical, e no Alasca um clima polar.
Divisões Administrativas: 50 estados e um distrito federal.


-> Literatura
Os Estados Unidos da América tiveram muitos representantes nos prémios Nobel da literatura. Autores como Sinclair Lewis, Eugene O’Neill, Pearl S. Buck, William Faulkner, Ernest Hemingway, Saul Bellow, Isaac Singer, Joseph Brodsky ou Tom Morrison, escreveram obras de variados estilos literários que viriam, mais tarde, a fazer com que fosse reconhecidos por todo o mundo.
Existem outros autores norte americanos que, mesmo sem prémio Nobel, são reconhecidos por todo o planeta. São exemplos disso, Barbara Kingsolver, Stephen King, Ursula K. Le Guinn, Douglas Preston, entre outros. (aqui se encontra uma lista com um lista dos mais prestigiados autores norte-americanos: http://bibliowiki.com.pt/index.php/Categoria:Autores_norte-americanos).
http://www.nobelpreis.org/portugues/Literatur/Lagerlof.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_dos_Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica

-> Música
A música estadunidense tem uma grande influencia no resto do mundo, principalmente no mundo ocidental. Esta tem-se revelado desde sempre como “a voz do povo”, isto é, um modo de expressão pessoal e de denúncia dos problemas sociais existentes no mundo. Começando desde os blues, até ao rock and roll, o jazz, o rock, o metal, o punk, vindo mais tarde parar ao hip hop, todos estes tipos de música fizeram furor na América, e mais tarde, no mundo.
Agora, em vez de dar exemplos, pensem um bocadinho e vejam se não os conhecem todos! =P
http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_the_United_States

-> Cinema
O cinema americano é aquele que atrai o maior número de fans. A famosa “Holywood”, cidade do cinema no meio da cidade de Los Angeles, produz dezenas de filmes todos os anos, para qualquer gosto e idade. Devido a esta, Los Angeles acaba por ser adorada em todo o mundo, todos sonham em visitar ou mesmo habitar nesta cidade repleta de luz e de fama. Isto reflecte de certo modo, o impacto que tem o cinema americano nos E.U.A e arredores. O mundo para além do cinema (os actores, os seus problemas, a suas moradias) acabam por ser um centro de interesse igual ou superior ao interesse dado ao cinema em si, cinema esse com o seu estilo americano, heróico e cheio de efeitos especiais, inexistente no cinema da maioria dos países.
O mundo no qual está inserido é como um espelho da sociedade americana. Os vestuários, o gosto em ocupar tempos livres, as tradições, os feriados neles retratados, a própria história, acaba por ter este “american style”, o qual é único e inigualável.


Porém, o impacto do cinema europeu sobre os cineastas americanos e a posterior decadência do sistema de grandes estúdios foram as duas linhas de força que, durante as décadas de 1960 e 1970, fizeram mudar o estilo do cinema americano.
Surgiu uma nova geração de realizadores sob a influência das tendências europeias e com o desejo de trabalhar com diferentes distribuidores. Muitos deles realizaram filmes de grande qualidade. Pode-se citar Stanley Kubrick, Woody Allen, Arthur Penn, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.
Diante da filmografia representada pelos realizadores do cinema de autor e em que pese o fato de ser americano e ligado por vezes à indústria hollywoodiana, o cinema dos Estados Unidos deu sequência a outras linhas de produção para o consumo de massa, especialmente de crianças e adolescentes. Os seus filmes baseiam-se principalmente nos efeitos especiais proporcionados pelas novas tecnologias e que bem se enquadram nos temas escolhidos. Dentro dessa categoria, figuram os filmes de catástrofes, como” O destino do Poseidon“ (1972), de Ronald Neame, e” Inferno na torre” (1974), de “John Guillermin” e “Irvin Allen”; as aventuras de personagens das histórias em quadrinhos, como “Superman” (1978), de Richard Donner, e “Batman” (1989), de Tim Burton, com suas intermináveis continuações; ou os filmes de guerra e de ficção científica, como Guerra nas estrelas (1977), de George Lucas.

-> Parques Atracções - Festivais – Eventos
A Disneyland é, sem dúvida, o parque de atracções norte-americano mais conhecido através do mundo. Esta, com as suas personagens Disney, os seus carrosséis e espectáculos que atraem miúdos e graúdos, é um mundo completamente fictício, onde tudo é cor-de-rosa, e todos estão felizes!
A nível de festivais podemos falar do “Macaroni Festival”, um festival de comida local em Victoria e no Texas, “Marblehead Christmas Walk”, no qual se constrói uma mini-aldeia de natal, o ideal para entrar bem na época natalícia, o “National Finals Rodeo”, o qual é, como se pode ver, uma “festa/concurso” de rodeo, o “New York City Underground Comedy Festival” um festival de comédia em Nova Iorque, como o nome indica, ou até mesmo da “Wurstfest”, uma festa que promove a cultura local e o multiculturalismo!
No blog seguinte encontram-se todos os festivais existentes nos E.U.A. e no resto do mundo. http://www.2camels.com/festivals/usa.php
Por entre os festivais e eventos podemos falar da importância do desporto na sociedade americana, principalmente o futebol americano, desporto seguido por milhares de adeptos em todo o país.


->Urbanização Americana
Os E.U.A. são um país altamente urbanizado.Cerca de 80% da população americana vive em cidades, as quais cobrem apenas 2,75% da área total do país.
Existem duas grandes megalópoles nos E.U.A. compostas principalmente pelo estado de New Jersey e pelas cidades de New York, Boston, Philadelphia e Washington DC, na costa atlântica e, por sua vez, a região sudoeste do país, na costa pacífica, centralizadas nas cidades de Los Angeles, San Francisco e Sacramento.
Existem cerca de 260 áreas metropolitanas no país, entre as quais podemos destacar New York, que possuí 21 milhões de habitantes, Los Angeles, com 13 milhões e Chicago, com 9milhões de habitantes.

-> E.U.A. um dos países mais multiculturais do mundo
Os E.U.A. são um dos países mais multiculturais do mundo. Desde há alguns anos para cá, tem-se observado um aumento de hispânicos e asiáticos a instalarem-se no país, sendo mesmo os principais grupos de imigrantes presentes no mesmo. Os hispânicos constituem uma considerável parte da população americana, sendo actualmente a maior minoria étnico-racial dentro dos E.U.A., compondo cerca de 13,4% da população americana. Dentro da imigração hispânica cerca de 64% é mexicana e boa parte desta imigração é ilegal.
Por sua vez, os asiáticos, constituindo 4,2% da população do país, encontram-se m 2º e 3º lugar, na lista dos imigrantes, correspondendo os lugares respectivos á China e à Índia.
Apesar de, como já disse, os EUA serem um país altamente diversificado racial e culturalmente, continua a ser extremamente racista. É inevitável conhecer e ouvir falar de problemas desta envergadura neste país, sendo mesmo o racismo e a xenofobia uma presença constante na vida daqueles que não são, ou não aparentam ser, americanos, isto é, daqueles que são de origem asiática, africana, árabe, mexicana, mas, mesmo assim cidadãos americanos. São muitas vezes estes que ressentem a discriminação na pele.

-> Culinária
A culinária americana é altamente diversificada, variando de região para região, dependendo da população, da religião e do meio em que vivem. Por entre os alimentos mais comuns encontram-se os ovos, o bacon, as panquecas, os cereais, o pão, a manteiga de amendoim, acompanhados por café ou sumo de laranja, normalmente servidos em copos enormes.
Normalmente o almoço é simples, uma sanduíche, sendo o jantar considerado por muitos como a refeição principal do dia.
Como curiosidade pode-se dizer que os E.U.A. são o maior consumidor de café e de refrigerantes do mundo. São também conhecidos pelas suas redes fast-food, as quais se tornam úteis para aqueles que dispõem de pouco tempo para as suas refeições, além de serem relativamente acessíveis.

-> Património Cultural
Devido à enormidade do território norte-americano, existem inúmeros locais a visitar. Entre eles podemos distinguir o “Empire State Building”, o “Ellis Island”, a “Estátua da Liberdade”, o “Aquário Mundial de Dallas”, o parque “Liberty State”, o “Byodo-In” ou então, para os amantes de cinema, “Hollywood”.
http://biztravels.net/biztravels/monuments.php?p=2&lg=pt

Hino Nacional



MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Egipto


“Dependendo do Nilo – Actualmente como no tempo dos faraós –, o Egipto apresenta espantosos contrastes entre a riqueza e a pobreza, entre o antigo e o moderno.”

¤ O Egipto de relance

Superfície: 1 002 000 km2

População: 49 560 000

Capital: Cairo

Governo: republica parlamentar

Moeda: libra egípcia = 100 piastras

Idiomas: árabe (oficial), berbere, núbio, beja

Religião: muçulmana (90%), cristã

Clima: quente e seco; as temperaturas médias no Cairo variam de 8-18ºC em Janeiro a 21-36ºC em Junho

Actividades económicas: refinação de petróleo, cimentos, têxteis, siderurgia, adubos, indústrias alimentares.

Esperança média de vida (anos): homens – 55; mulheres – 59.



¤ Cultura egípcia

A cultura egípcia foi profundamente influenciada pela religião; principalmente a arte e arquitectura. Contudo, os egípcios, buscando soluções para problemas práticos, nos deixaram também um vasto legado científico.

Artes

Os egípcios destacaram-se, especialmente, na arquitectura, pois a sua crença na “vida após a morte” fez com que construíssem templos e pirâmides que deveriam durar eternamente.

As construções religiosas eram decoradas com estátuas e pinturas, que representavam cenários do quotidiano. Quando os seres humanos eram retratados, apareciam sempre com o rosto, as pernas e pés de perfil e o tronco de frente, por determinação dos sacerdotes. Estas pinturas e esculturas eram, geralmente acompanhadas de inscrições hieroglíficas que descreviam aquilo que estava retratado.

Os sarcófagos (túmulos em que os antigos colocavam os cadáveres que não eram cremados) eram feitos de madeira ou pedra e possuíam o retrato dos mortos, para facilitar o trabalho de reconhecimento da alma em seu possível retorno após a morte.


Ciências

De carácter altamente prático, as descobertas científicas dos egípcios direccionavam-se essencialmente para a Matemática e a Geometria. Desenvolveram técnicas para delimitar as propriedades, além de medições de áreas de triângulos, rectângulos, hexágonos e do volume de cilindros e pirâmides.

A organização de um calendário foi necessária para determinar o início da cheia e da vazão do rio Nilo. Pelo calendário egípcio, o ano era dividido em 365 dias e havia três estações: cheia, inverno e verão.

No âmbito da medicina, os egípcios conheciam várias doenças, faziam operações, sabiam a importância do coração para a vida animal e conheciam a circulação sanguínea.

A escrita hieroglífica era sagrada, representada por pequenas figuras que formavam um texto. Os desenhos evoluíram para a escrita religiosa, mais simples, culminando na escrita popular, usada pelos escrivães.


Religião

A religião egípcia baseava-se no politeísmo, com deuses em forma de animais (zoomorfismo) ou uma mistura de homem e animal (antropozoomorfismo). Geralmente, os animais de uma determinada região eram os seus protectores: falcões, hipopótamos, crocodilos, leões, chacais protegiam, desde o período pré-dinástico, os diversos nomos. Rá era considerado o criador do universo. Amon era o protector dos tebanos. Quando a capital do império passou a ser Tebas, os dois deuses tornaram-se um só, Amon-Rá.

Havia também Ísis, Anúbis, Thot e Osíris, entre outros. Acreditava-se que, após a morte, a alma comparecia ao tribunal de Osíris para julgamento dos seus actos em vida. Ilibada, a alma poderia voltar a ocupar seu corpo se o mesmo tivesse condições de recebê-la, daí a preocupação com a mumificação dos cadáveres.

Junto ao morto eram colocadas oferendas em forma de alimentos, jóias e armas para utilização no além. Também eram colocados textos com as qualidades do morto, destinados à análise de Osíris, defendendo a sua absolvição. Esses textos seriam adicionados ao Livro dos Mortos.

Por volta do século XIV a.C., o faraó Amenófis IV decidiu fazer uma reforma radical na religião, implantando a monolatria, ou seja, o culto oficial a um só deus, Aton. Aboliu o culto aos diversos deuses e auto denominou-se de Akhenaton (filho do Sol). Alguns historiadores escrevem o seu nome como Ikhmaton (Aton está satisfeito).

Após sua morte, o seu sucessor Tutancâmon restabeleceu o politeísmo e o prestígio dos sacerdotes.

A reforma de Amenófis não agradou à população, mas conseguiu, porém, uma centralização temporária do poder religioso.

Para o visitante

Os turistas acorrem para ver as pirâmides e os outros tesouros históricos. As pirâmides do Egipto antigo eram sepulcros reais construídos na margem ocidental do Nilo desde a 3ª dinastia de faraós (cerca de 2680 a. C.) até à 18ª (cerca de 1570 a.C.). Muitos dos faraós ordenaram a construção das suas próprias pirâmides, nas quais os seus cadáveres mumificados seriam conservados para a eternidade.

Gize, é o ponto da partida para a visita às pirâmides e à Esfinge. As três pirâmides de Gize são as maiores e mais perfeitas que existem e constituem uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A grande pirâmide de Quéops, ou Khufu (cerca de 2590 a. C.), é a maior pirâmide jamais construída, com a sua massa de blocos de arenito cobrindo uma área igual à de 13 campos de futebol. Inicialmente media 147m de altura e 230m de lado na base. A Esfinge, animal mitológico com cabeça humana e corpo de leão, simbolizava o faraó Quéfren, filho de Quéops, numa encarnação de Rá, o deus-sol.

Partindo de Luxor e karnak, podem visitar-se numerosos templos e necrópoles, incluindo o Vale dos Reis. Mas visitar o Egipto como país moderno pode igualmente ter interesse: o bulício e vitalidade das grandes cidades é um espectáculo de movimento e colorido. Regatear preços é a forma mais natural de fazer negócio, seja ao pagar o táxi, seja ao fazer compras no bazar. Os turistas com ar de presa fácil vêem-se confrontados com preços altíssimos ou perseguidos com pedidos de bakshish (esmolas ou gorjetas). O Cairo é rico em mesquitas e museus, e em Alexandria encontram-se antigas catacumbas (câmaras funerárias subterrâneas) dos cristãos.

Um passeio de camelo, um dia de compras no Cairo e um passeio no Nilo devem fazer parte do itinerário de todos os turistas.

Hino Nacional



MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Alemanha


Alemanha
Capital - Berlim
Superficie - 357.050 km²
Língua Oficial - Alemão
Governo - República Federal
Moeda - Euro
Localização Geográfica - Europa Central
Clima - Temperado Continental
Hino - Alemanha Acima De Tudo
Historia
A origem das tribos germânicas que ocorreu durante a Idade do Bronze Nórdico ou, ao mais tardar, durante a Idade do Ferro pré-romana. A partir do sul da Escandinávia e do norte da Alemanha, as tribos germânicas começaram a expandir-se para o sul, leste e oeste no século I a.C.Pouco se sabe sobre história germânica antes disso, excepto através das suas interações com o Império Romano, pesquisas etimológicas e achados arqueológicos.

O território da atcual Alemanha, assim como os vales dos rios Reno e Danúbio, permaneceram sempre fora do Império Romano. Em 100 d.C., na época do livro Germania de Tácito, as tribos germânicas assentadas ao longo do Reno e do Danúbio ocupavam a maior parte da área da actual Alemanha.
O império medieval foi criado com a divisão do Império Carolíngio em 843, fundado por Carlos Magno em 25 de Dezembro de 800, e em diferentes formas resistiu até 1806, estendendo-se desde o Rio Eider no norte do país até o Mediterrâneo, no litoral sul.
O estado conhecido como Alemanha foi unificado como um moderno Estado-nação, em 1871, quando o Império alemão foi criado, com o Reino da Prússia sendo o seu maior constituinte. Após a derrota francesa na guerra franco-prussiana, o Império alemão foi proclamada no Versalhes em 18 de Janeiro de 1871.
O assassinato do príncipe da Áustria em 28 de Junho de 1914 desencadeou a I Guerra Mundial. A Alemanha, como parte dos Impérios Centrais foi derrotado pelos Aliados num dos mais sangrentos conflictos de todos os tempos. A revolução alemã eclodiu em novembro de 1918, e o imperador alemão William II e todos os príncipes concordaram em abdicar. Um armistício que pôs fim à guerra foi assinado em 11 de Novembro e a Alemanha foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes em junho de 1919. A sua negociação, ao contrário da diplomacia tradicional de pós-guerra, excluiu os derrotados Poderes Centrais. O tratado foi tratado na Alemanha como uma humilhante continuação da guerra por outros meios, e sua dureza é frequentemente citada como tendo mais tarde facilitado a ascensão do nazismo no país.
Alemanha Nazi existiu da queda da República de Weimar em 1933 até o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando foi declarado ilegal os seus líderes presos e julgados por crimes contra a humanidade nos Julgamentos de Nuremberga. O partido adoptou símbolos, como a suástica, saudação romana etc...
Em 1939, as crescentes tensões de nacionalismo, militarismo, e questões territoriais levaram os alemães ao lançamento da blitzkrieg("guerra relâmpago") em 1 de setembro contra a Polónia seguido por dois dias depois pelas declarações de guerra da Grã-Bretanha e da França, marcando o início da II Guerra Mundial. A Alemanha rapidamente ganhou controle dirceto ou indirceto da maioria da Europa.

Em 22 de Junho de 1941, Hitler quebrou o pacto com a União Soviética, abrindo a Frente Leste e a invadindo a União Soviética. . Embora inicialmente o exército alemão tenha rapidamente avançado sobre a União Soviética, a Batalha de Stalingrado marcou uma viragem importante na guerra. Depois disso, o exército alemão começou a recuar a Frente Leste. Em 8 de Maio de 1945, as forças armadas alemãs entregaram-se após o Exército Vermelho ocupar Berlim.
A Segunda Guerra Mundial e o genocídio nazista foram responsáveis por cerca de 35 milhões de mortos na Europa.
No pós-Guerra a Alemanha ficou divida em bloco ocidental (capitalista) e leste (comunista)
que se reuniu em 1981 para a formação da Alemanha Actual.
Política
A Alemanha é uma federação democrática e parlamentária, cujo sistema político é definido num documento constitucional Grundgesetz (Lei fundamental) de 1949. Emendas ao Grundgesetz geralmente requerem aprovação de dois terços dos parlamentares de ambas as câmaras do parlamento; os artigos garantem direitos fundamentais, a separação dos poderes, a estrutura federalizada, e o direito de resistir contra tentativas de sobrepor-se à constituição são perpétuos e não podem sofrer emendas. Apesar da intenção inicial, o Grundgesetz permaneceu em vigor depois da reunificação alemã em 1990, com apenas algumas pequenas correcções.
Relações Exteriores
A Alemanha tem um papel de líder na União Europeia desde a sua concepção e tem mantido uma forte aliança com a França desde o fim da II Guerra Mundial. A Alemanha está na frente dos estados europeus que procuram avanços na criação de uma política, defesa e aparato de segurança mais unida e capaz na Europa.
Desde sua fundação em 23 de Maio de 1949, a República Federal da Alemanha mantém uma notável discrição nas relações internacionais, devido à sua história recente e sua ocupação por potências estrangeiras.Durante a Guerra Fria, a divisão da Alemanha pela Cortina de Ferro fez dela um símbolo das tensões leste-oeste e da batalha política na Europa.

A Alemanha e os Estados Unidos são aliados próximos.O Plano Marshall de 1948, o suporte dos E.U.A. durante o processo de reconstrução depois da II Guerra Mundial, assim como a fraternização e o apoio de comida e fortes laços culturais designaram uma grande ligação entre os dois países.
Forças Armadas
As forças armadas alemãs, a Bundeswehr, composta pelo Heer (Exército), Marine (Marinha), Luftwaffe (Aeronáutica), Zentraler Sanitätsdienst (Central Médica de Serviços) e Streitkräftebasis (Base Conjunta de Suporte).
O serviço militar é obrigatório para homens na idade de dezoito anos que servem por nove meses.
Em 2006, as despesas militares constituíam cerca de 1.3% do PIB alemão. Em tempos de paz, a Bundeswehr é comandada pelo Ministro da Defesa, atcualmente Franz Josef Jung. Mas em tempos de guerra – que, de acordo com a constituição, é apenas permitida em caso de defesa – o Chanceler recebe o cargo de comandante real da Bundeswehr.
Em outubro de 2006, as forças armadas alemãs tinham quase 9 mil soldados em território estrangeiro, como parte de várias forças de paz, incluindo uma tropa de 1.180 soldados na Bósnia; 2.884 soldados alemães no Kosovo; 750 soldados como parte da EUFOR na República Democrática do Congo e 2.800 soldados alemães pela Força ISAF da OTAN no Afeganistão.
Economia
A Alemanha é a maior economia da Europa ,o terceiro maior PIB nominal e o quinto em PIB mundial. O crescimento de 2007 foi de 2,4%, Desde a revolução industrial o país tem sido criador, inovador e beneficiário de uma economia globalizada.
A exportação de bens produzidos na Alemanha é um dos principais factores da riqueza alemã. A Alemanha é maior exportador mundial com U$1,13 trilhão exportado em 2006 (países da Eurozona incluído) O sector de serviços contribui com 70% do PIB, a indústria 29,1% e a agricultura 0,9%. A maioria dos produtos alemães são em engenharia, especialmente automóveis, máquinas, metais, e produtos químicos.
A Alemanha é o maior produtor de turbinas eólicas e tecnologia de energia solar do mundo. As maiores feiras internacionais comerciais são realizadas todos os anos em cidades alemãs como Hannover, Frankfurt e Berlim.

Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Portugal


Portugal de relance :
Capital - Lisboa
Superficie - 92.291 km2
Língua Oficial - Português
Governo - Democracia Parlamentar
Moeda - Euro
Localização Geográfica -Europa Ocidental
Clima - Temperado mediterranico e Temperado Oceânico
Divisões Administrativas - Alentejo,Algarve,Centro,Lisboa,Norte,Açores,Madeira.
Hino - A Portuguesa
Principais Pontos Turísticos - Algarve,Lisboa e Porto

A cultura Portuguesa tem as suas raizes na cultura latina da Roma Antiga com influencias celtas.A diferença cultura do nosso povo manifesta-se através dos tipos de habitação,das manifestações pagãs e relegiosas, da gastronomia e do folclore,ou até das calçadas tipicamente portuguesas e da azulejaria.

Literatura:
A lituratura portuguesa divide-se em poesia,prosa,filosofia e teatro.
Em todas essas areas houve artistas que se destacaram pelo génio e pela cultura portuguesa rica em temáticas.

Poesia: Portugal é muitas vezes designado como "um país de poetas".A poesia portuguesa tem obtido um peso e influÊncia maior na literatura do país do que a prosa.Existem bons exemplos,na poesia lírica e na épica.Os poetas portugueses mais conhecidos no mundo sao,Luis Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

Prosa:As primeiras narrativas foram transmitidas por via oral,o que obrigou que fossem quase sempre,apresentadas de forma poética facilitava a memorização de longos relatos.Muitos destes poemas foram depois passados para prosa filosofia e ensaio.

Arquitectura

A arquitectura portuguesa seguiu sempre as tendÊncias do resto da Europa.Foi apenas com o estilo Manuelino que foi atingido um patamar considerável,na Vanguarda Artistica da época,pois este estilo faz uma transição suave entre o gótico e o renascimento.Arquitectos a destacar:Álvaro siza vieira,António marques,João luis carrilho da graça,entre outros.


Pintura

A pintura portuguesa sempre seguiu tendencias internacionais.No inicio do séc XX apareceu uma nova vaga de artistas futuristas,que não revolucionaram mais a arte devido ás suas mortes percoces. Alguns desses pintores e alguns de outras épocas são:
Amadeo de sousa-cardoso,Angelo de sousa,Guilherme de santa-rita,José de guimarães,José rodrigues,Julio resende,entre outros.

No panorama da Escultura destacam-se os seguintes artistas:António soares dos reis,António teixeira lopes,Botello,Canto da maia,Diogo de macedo,João cutileiro,Leopoldo de almeida e Salvador barata feyo.
Pintor Guilherme de Santa-Rita
Teatro

Em Portugal o desenvolvimento do teatro foi um pouco atrasado,contudo Gil Vicente visto como o "pai" do teatro portuguÊs começou de certa forma a história do teatro nacional do séc XVI.O teatro cativou o publico sobretudo a classe alta.

Gil Vicente

Musica :
Tanto a musica tradicional portuguesa como a musica contemporanea são géneros musicais muito diversificados e dinÂmicos.A musica mais tradicional retrata a cultura e a história do país;as outras mais recentes surgem de influÊncias exteriores tais como de África ou dos EUA.






Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com









sexta-feira, 21 de novembro de 2008

França






Capital: Paris
Superfície: 675417 Km2
Número de Habitantes: 64,5 Milhões
Língua Oficial: Francês
Governo: República
Moeda: Euro
Localização Geográfica: Europa Ocidental
Clima: Mediterrânico e Atlântico
Fuso Horário: (+1h)
Divisões Administrativas: 26 regiões (22 regiões metropolitanas e 4 regiões insulares).
Hino: “La Marseillese”


A França é um país com um forte impacto cultural, o qual se revela na literatura, na música, no cinema, na gastronomia e até mesmo nos seus próprios monumentos.
Iremos agora descobrir e apresentar o que de melhor se faz/fez na França!


o Literatura


A França é o país com o maior número de prémios Nobel de Literatura no mundo.
Entre os autores desses prémios podemos encotrar Sully Prudhomme, Frédéric Mistral, Romain Rolland, Anatole France, Henri Bergson, Roger Martin du Gard, André Gide, Saint-John Perse, Claude Simon e Jean-Marie Le Clézio.
Mesmo num estilo menos “formal” existem obras francesas que atravessaram o mundo, tais como “O Princepezinho” de Saint-Exupery, “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas ou “Os Miseráveis” de Victor Hugo, e autores do mesmo país conhecidos por todos (Émile Zola, Moliére, La Fontaine, Marguerite Yourcenar, Honoré de Balzac…).
http://www.nobelpreis.org/portugues/literatur.html


o Música


Na área da música existe uma enorme diversidade tanto de estilos, como de artistas.
Começando pela pop (variété française), encontramos artistas tais como “Lorie”, “Zazie”, “Anais”, “Tryo”, os quais se dirigem á população mais jovem decido ás suas temáticas mais “infantis” sobre problemas de adolescentes, crises amorosas, etc.
Continuando pelo rock, encontramos “Noir Désir”, considerada “a banda de rock francesa” por excelência, “Dionysos”, “Tom Poisson” ou “Zebda”.
http://www.rocknfrance.free.fr/
No hip hop, grupos/cantores como “Casey”, “Keny Arkana”, “R.O.H.F.F.”, “Mafia K1 Fry”, “La Rumeur”, “NTM”, utilizam a música para denunciar e criticar a sociedade, podendo a temática de uma canção variar desde a miséria de um bairro de lata até aos ordenados milionários de certas pessoas pretendendo contrastar o modo de vida das pessoas, a diferença, a falta de igualdade que se verifica no país e no mundo.
http://www.rap2france.com/
Podemos também falar da canção francesa, a qual é caracterizada pela música de artistas tais como Serge Gainsbourg, Edith Piaf, Georges Brassens, Jacques Brel ou Renaud.
http://www.lastfm.com.br/tag/chanson%20francaise


o Património Cultural


A França tem estado na primeira linha do desenvolvimento europeu, e isto evidencia-se na grande variação de atracções a visitar: catedrais, igrejas, os palácios e castelos do Loire, monumentos romanos e mesmo pinturas pré-históricas. Porém, com a sua industrialização tardia, o país continua muito rural. Existem ainda centena de vilas e aldeias muito tradicionais que fazem parte integrante da paisagem. No entanto, a maioria dos turistas preferem paisagens urbanas tais como Paris (uma das cidades mais turisticas do mundo, com os seus monumentos vanguardistas e bairros históricos), Lille, Lyon, Toulouse, Nice ou Marselha.
Paris, como já foi dito, é das cidades mais turisticas do mundo, isto devido ás inumeras atracções que oferece. Começando pela Torre Eiffel, continuando pelos Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, o museu d’Orsay, Versalhes, o Centro Pompidou, o Louvre, o Sacrée Coeur e acabando, por exemplo, pela Catedral de Notre Damme ou pela travessia do rio Sena nos “bateaux-mouches”, Paris oferece distracção para dias e dias, tanto para crianças como para adultos.
http://www.paris.fr/portail/accueil/Portal.lut?page_id=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
http://images.google.com/images?um=1&hl=pt-PT&lr=&q=monumentos+de+fran%C3%A7a&revid=454072872&sa=X&oi=revisions_inline&resnum=0&ct=broad-revision&cd=3


o Cinema


O cinema francês é actualmente o mais dinâmico da Europa continental, tanto em termos de público como em número de filmes produzidos e de receitas geradas pelas suas produções.
Como se sabe, o cinema foi “inventado” por dois franceses, os irmãos Louis e Auguste Lumiére, os pais do cinema.
Entre os vários filmes que podem ser considerados como os principais filmes produzidos em França encontramos:
A Bout de Soufle (1960), de Jean-Luc Godard
La Grande Illusion (1937), de Jean Renoir
Les 400 Coups (1959), de François Truffaut
O cinema Francês tem-se desenvolvido bastante nos últimos anos. Filmes como Le Fabuleux Destin d’Amélie, Un Long Dimanche de Finançaille ou Bienvenu chez les Ch’tis, tiveram um enorme sucesso de bilheteiras tendo lucrado milhões com estas produções, tanto devido ao carácter inovador do que se fazia anteriormente no cinema Francês, como pelas suas temáticas.
A nível de actores também podemos encontrar grandes artistas conhecidos por todos os continentes. São exemplo destes, Gerard Depardieu, Juliette Binoche, Luc Besson (que também é realizador), Audrey Tautou, Catherine Deneuve, Louis de Funès ou até mesmo a famosa Brigitte Bardeau.
É também em França que se realiza o famosíssimo “Festival de Cannes”, no qual se apresentam as novas realizações filmadas durante o ano.


o Gastronomia


Um dos motivos pela qual a França é conhecida internacionalmente, é pela forte diversidade gastronómica existente no país.
Os queijos (existem cerca de 365 tipo de queijo em França), os croissants, os crêpes, as quiches, as brioches, a raclette, a bouillabesse, o foie gras, as tartes, a crême brulée, os vinhos, champanhes, tudo isto são produtos/receitas conhecidos tanto na França como no resto do mundo.
Quem não gosta de um bom crêpe ou de um croissant acabado se fazer??
http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/37193/


o Festivais / Eventos – Parques de Diversão


Por toda a França existem divertimentos para qualquer idade ou mentalidade.
Por entre os festivais e eventos que se realizam em França, podemos destacar o “Couvre-Feu” que se baseia mais em raggae, a “7éme Vague” que engloba todos os tipos de música num festival de 3 dias à beira mar, ou mesmo o “Festival de Cannes”, festival cinematográfico conhecido por todo o mundo.
Entre os parques de diversão importa destacar a “Eurodisney”, destino de sonho para qualquer criança, o “Parque Astérix”, nos arredores de Paris ou até mesmo o “Puy du Fou”, parque de atracções criado na Vendeia que funciona à base de voluntariado dos animadores e acentua o carácter turístico da região, a qual já é extremamente conhecida devido ás suas enormes e belíssimas praias.

Se clicar no link abaixo colocado poderá seleccionar a zona que o interessar e procurar os parques nelas existentes:
http://www.infoparks.com/flashfr/r_parcs/france/index.htm


Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com



Japão



O Japão – também conhecido como o ‘país do sol nascente’ – é um país com uma cultura muito diversificada.




‡ O Japão de relance

- Superfície: 372.819 km²
- População: 127433494
- Capital: Tóquio
- Governo: monarquia constitucional
- Moeda: Iene
- Idiomas: Japonês (oficial)
- Religião: xintoísmo e religiões derivadas 51,3%, budismo 38,3%, cristianismo 1,2%, outras 9,2%
- Clima: Temperado continental (Norte) e subtropical (Sul)
- Actividades económicas: têxteis, siderurgia, indústrias alimentares.
- Esperança média de vida (anos): 80 anos








‡ Cultura pop japonesa



A cultura pop japonesa Uma cultura que advém da assimilação e ‘aperfeiçoamento’ de costumes vindos de outros países, nomeadamente dos Estados Unidos. Existem vários factores que caracterizam esta nova cultura japonesa. Os que mais se destacam são os livros de banda desenhada (mangas), as séries de animação (anime), o karaoke e o cinema.





· Mangas

Manga é a palavra usada para descrever a banda desenhada japonesa, e para o seu estilo próprio de desenho.
Na mentalidade japonesa, ao contrário da mentalidade ocidental, os mangas são uma leitura normal de uma faixa etária bem mais abrangente do que a adolescente; a sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte se vêem desde adultos até crianças a desfrutar deste tipo de leitura. Pelo facto de o público consumidor ser muito extenso, vários mangas são impressos diariamente (aos milhares), podendo-se também encontrar vários estilos, de modo a agradar a todos os gostos.


Os artistas que desenham manga são conhecidos como mangaka.
Entre os vários mangas produzidos no Japão, os que mais se destacam a nível de popularidade são:

- Naruto
- Vampire Knight
- To LoveRU
- Bleach
- Bamboo Blade
- Nuharyon no Mago
- Hunter X Hunter




· Anime

Vários mangas dão origem a animação para exibição na televisão ou em vídeo, tornando-se conhecidos como anime.- Mamemaki: neste ritual, o chefe de família, vestido com uma máscara Oni (ogre ou demónio), atira feijões típicos do ritual – irimame – para fora de casa ou para cima de um membro do agregado familiar, enquanto canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, cujo sentido literal é algo como “demónios fora! Sorte dentro!”. Segundo a tradição japonesa, atirar os feijões purifica a casa, repelindo o azar e trazendo a sorte e a saúde.

Assim como os manga, os anime também são bastante populares entre os japoneses e entre pessoas de todo o mundo, estando entre os mais populares:


- Neon Genesis Evangelion
- Bleach
- Rozen Maiden
- Dragon Ball
- Naruto
- Ueki no Housoku
- Detective Conan



· Karaoke

O karaoke teve origem no Japão, há mais de 20 anos. Conta-se que surgiu na cidade de Kobe, num bar que apresentava shows ao vivo. Para solucionar o problema do guitarrista que se ausentara naquela noite, o proprietário da casa providenciou algumas faixas de música de acompanhamento, para que os vocalistas pudessem cantar. A ideia foi bem aceite, fazendo com que muitas casas nocturnas passassem a oferecer o karaoke como uma opção de entretenimento.
O avanço da tecnologia permitiu a criação de equipamentos próprios para a actividade, o que levou a que a moda se propagasse por todo o arquipélago e, posteriormente, por todo o mundo.





· Cinema


Entre várias produções de qualidade discutível, mas extremamente populares como a série Godzilla dos estúdios Toho, e verdadeiras obras de arte como os filmes de Kurosawa e os desenhos de Miyazaki, o cinema japonês, actualmente, está já bastante desenvolvido.


Costumes e tradições

- Música tradicional


* Kayokyoku: consiste em música popular japonesa; as músicas dentro deste género são muito variadas, correspondendo, basicamente, a todas as músicas cantadas, excluindo o folclore e as músicas para crianças.
* Min’yo: músicas folclóricas japonesas.
* Hogaku: música tradicional japonesa.


- Festivais

¤
Risshun: comemorado anualmente a 3 de Fevereiro, este festival pode também ser chamado de “setsubun primaveril”, pois é comemorado sempre no dia anterior ao começo da primavera do calendário japonês.

Práticas habituais:
- Mamemaki: neste ritual, o chefe de família, vestido com uma máscara Oni (ogre ou demónio), atira feijões típicos do ritual – irimame – para fora de casa ou para cima de um membro do agregado familiar, enquanto canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, cujo sentido literal é algo como “demónios fora! Sorte dentro!”. Segundo a tradição japonesa, atirar os feijões purifica a casa, repelindo o azar e trazendo a sorte e a saúde.

- Fazem-se também visitas a templos onde se celebra, fazendo festas, concursos, lutas de sumo, etc.




¤
Festival das estrelas ou Tabanata: é um festival tradicionalmente japonês que acontece a 7 de Julho.

Práticas habituais:
- Nesta época do ano, as pessoas escrevem os seus desejos em papéis tanzaku (tiras de papel pequenas e coloridas) e penduram-nos em canas de bambu que foram anteriormente decoradas com vários tipos de papel, apresentando vários feitios.



¤ Festival Bon: é um festival budista japonês que se realiza anualmente de dia 13 a 16 de Agosto (podendo variar de região para região), consistindo numa grande tradição em honra aos ancestrais. É também uma das razões para a maior parte dos japoneses tirarem férias nessa época.

Práticas habituais:
- Neste período do ano, as famílias japonesas viajam até aos lugares onde os seus ancestrais viviam, visitam e limpam as suas sepulturas e fazem o que se chama de Festa das Lanternas que inclui, tradicionalmente, um baile conhecido como o Bom-Odori.




‡ Principais pontos turísticos

As cidades mais visitadas do Japão são Tóquio, Quioto, Nara e Osaka, isto porque é aqui que se encontram as principais atracções do Japão. Em Tóquio, as principais atracções são:

Palácio Imperial: É a residência do Imperador e ocupa 1Km2 do centro da cidade. O Palácio está cercado de fossos com muros de pedras, estando o jardim da parte leste está aberto ao público.


Templo Xintoísta Meiji: Dedicado ao Imperador Meiji e sua consorte, situa-se no meio de um terreno de aproximadamente 720 m² coberto de densa floresta. Desde a entrada principal, caminhos largos e tranquilos conduzem até os edifícios do templo, bem no centro do parque, partindo de um gigantesco torii, pórtico em estilo japonês feito de ciprestes que datam do século XVII.

Templo de Asakusa Kannon: Dedicado à divindade budista Kannon, este templo tem as suas origens no século VII. Dois grandes portões e uma avenida de pequenas lojas e tendas encontram-se na sua entrada, e os edifícios principais são uma imponente construção central num pagode de cinco andares.

Torre de Tokyo: É uma imensa torre de rádio-televisão de 333m de altura. Da Plataforma de observação, pode-se obter uma excelente vista da cidade e com bom tempo,ver também na direção oeste o Monte Fuji.


Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cabo Verde








Cabo Verde De Relance
Capital:Praia
Superfície:4.033km2
Língua Oficial: Português
Governo: República Democrática
Moeda: Escudo Cabo-Verdiano
Localização Geográfica: África Ocidental
Clima:Quente e ameno,com a vantagem de não ter tempestades tropicais
Divisões Administrativas: St.Antão,São.Vicente,Sta.Luzia,São.Nicolau,Sal e Boa Vista
Hino:Cântico da Liberdade
Principais Pontos Turísticos: Ilhas do Sal,Ilhas de St.Antão,Ilhas de São.Vicente e Ilhas de Mindelo
Língua:
A língua oficial é o Português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e publicações.
Por outro lado, a língua nacional de Cabo Verde, "a língua do povo", é o criolo Cabo-verdiano. Cabo Verde é formado por dez ilhas (nove habitadas) e cada ilha tem um criolo diferente. Este está oficialmente em processo de normalização, com o objectivo de se tornar a segunda língua oficial.

Religião:
A liberdade de religião é garantida pela constituição e respeitada pelo respectivo governo.
Os cabo-verdianos são na sua maioria de religião católica romana (mais de 90%). Outras denominações cristãs também estão inseridas em Cabo-Verde, com destaque para os protestantes da Igreja Mazareno e da igreja Adventista do Sétimo Dia, entre outras.
Os rebelados são um pequeno grupo católico tradicionalista específico de Cabo Verde.

Artes
Artesanato:
O artesanato tem acentuada importância na cultura Cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país. Produzido para utensílio e para decoração, o artesanato de Cabo-verde é um verdadeiro instrumento de expressão de cultura popular. Hoje em dia, ele é igualmente atracção para os turistas, sendo a produção e o comércio o único meio de subsistência para algumas famílias.
Música :
Na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná e a coladera. Cesária Évora é a cantora Cabo-Verdiana mais conhecida no Mundo, conhecida como a "Diva dos pés descalços", pois gosta de se apresentar em palco assim. A música Cabo-verdiana conta também com outros artistas, como por exemplo, Sara Tavares, Lura e Megra de Andrade.
O povo Cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, bem como por manifestações populares como o carnavel de Mindelo.












Artes Plásticas:

Só depois da independência em 1975 é que ocorreu o surgimento de alguns artistas no campo da pintura e escultura. Nessa primeira fase, todos os trabalhos evidenciaram o grito da liberdade e a alegria da independência, pois era o fim de séculos marcados pela escravatura e colonialismo.Cabo Verde abriu-se ao resto do mundo, os seus artistas vão buscar influências, e até estudar para o estrangeiro. Há uma certa globalização nas artes cabo-verdianas, mantendo-se no entanto, alguns sinais de raízes africanas, que se evidenciam sobretudo nas cores escolhidas. Os artistas cabo-verdianos têm trabalhos em várias exposições, não só no próprio país, como também em Portugal ou nos Estados Unidos da América.


Literatura :
A literatura cabo-verdiana é uma das mais ricas da África Lusófona.

Poetas: Sérgio Trusconi, Eugénio Tavares, Ovidio Martins, Jorge Barbosa, Manuel Lopes, António Nunes, Aguinaldo Fonseco, Trabaldo Virginio, entre outros.

Escritores: Germano Almeida, Luís Romano de Madeira Melo, Jorge Vera Cruz Barbosa, Pedro Cardoso, José Lopes, Mário José Domingues, entre outros.



Hino Nacional



MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com





















sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Saudações caros viajantes / visitantes


Alohaaa!
Agora que já vos saudámos, vamos passar ao próximo round...

Somos 5 alunos do 12º ano da escola EB 2,3/ S Dr. Isidoro de Sousa de Viana do Alentejo (distrito de Évora) e, no âmbito da disciplina de área de projecto e do tema ''diversidade de culturas'' , resolvemos criar um blog multicultural.

Esta ideia surgiu, numa enorme discussão, em que cada elemento do grupo sugeria um tema diferente. Assim, apercebemo-nos que este era um tema muito interessante e que abrangia a maior parte dos temas sugeridos. Sem grande discórdia foi logo aceite por todos os elementos do grupo.


Sendo assim defenimos os nossos objectivos:

- Lutar contra o racismo e a xenofobia;

- Sensibilização e aceitação face a outros paises e culturas;

- Divulgação das culturas mundiais;

- entre outras coisas.

Esperemos que gostem do blog e prometemos novidades...


Os melhores cumprimentos alunos do 12º A e B...


Bye Bye bye by b.....zzzzzzzzzzzz

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

[ ... ]
















O blog encontra-se, neste momento em fase de planeamento e construção.



Obrigado pela compreensão ^^