Capital: Paris
Superfície: 675417 Km2
Número de Habitantes: 64,5 Milhões
Língua Oficial: Francês
Governo: República
Moeda: Euro
Localização Geográfica: Europa Ocidental
Clima: Mediterrânico e Atlântico
Fuso Horário: (+1h)
Divisões Administrativas: 26 regiões (22 regiões metropolitanas e 4 regiões insulares).
Hino: “La Marseillese”
A França é um país com um forte impacto cultural, o qual se revela na literatura, na música, no cinema, na gastronomia e até mesmo nos seus próprios monumentos.
Iremos agora descobrir e apresentar o que de melhor se faz/fez na França!
o Literatura
A França é o país com o maior número de prémios Nobel de Literatura no mundo.
Entre os autores desses prémios podemos encotrar Sully Prudhomme, Frédéric Mistral, Romain Rolland, Anatole France, Henri Bergson, Roger Martin du Gard, André Gide, Saint-John Perse, Claude Simon e Jean-Marie Le Clézio.
Mesmo num estilo menos “formal” existem obras francesas que atravessaram o mundo, tais como “O Princepezinho” de Saint-Exupery, “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas ou “Os Miseráveis” de Victor Hugo, e autores do mesmo país conhecidos por todos (Émile Zola, Moliére, La Fontaine, Marguerite Yourcenar, Honoré de Balzac…).
http://www.nobelpreis.org/portugues/literatur.html
o Música
Na área da música existe uma enorme diversidade tanto de estilos, como de artistas.
Começando pela pop (variété française), encontramos artistas tais como “Lorie”, “Zazie”, “Anais”, “Tryo”, os quais se dirigem á população mais jovem decido ás suas temáticas mais “infantis” sobre problemas de adolescentes, crises amorosas, etc.
Continuando pelo rock, encontramos “Noir Désir”, considerada “a banda de rock francesa” por excelência, “Dionysos”, “Tom Poisson” ou “Zebda”.
http://www.rocknfrance.free.fr/
No hip hop, grupos/cantores como “Casey”, “Keny Arkana”, “R.O.H.F.F.”, “Mafia K1 Fry”, “La Rumeur”, “NTM”, utilizam a música para denunciar e criticar a sociedade, podendo a temática de uma canção variar desde a miséria de um bairro de lata até aos ordenados milionários de certas pessoas pretendendo contrastar o modo de vida das pessoas, a diferença, a falta de igualdade que se verifica no país e no mundo.
http://www.rap2france.com/
Podemos também falar da canção francesa, a qual é caracterizada pela música de artistas tais como Serge Gainsbourg, Edith Piaf, Georges Brassens, Jacques Brel ou Renaud.
http://www.lastfm.com.br/tag/chanson%20francaise
o Património Cultural
A França tem estado na primeira linha do desenvolvimento europeu, e isto evidencia-se na grande variação de atracções a visitar: catedrais, igrejas, os palácios e castelos do Loire, monumentos romanos e mesmo pinturas pré-históricas. Porém, com a sua industrialização tardia, o país continua muito rural. Existem ainda centena de vilas e aldeias muito tradicionais que fazem parte integrante da paisagem. No entanto, a maioria dos turistas preferem paisagens urbanas tais como Paris (uma das cidades mais turisticas do mundo, com os seus monumentos vanguardistas e bairros históricos), Lille, Lyon, Toulouse, Nice ou Marselha.
Paris, como já foi dito, é das cidades mais turisticas do mundo, isto devido ás inumeras atracções que oferece. Começando pela Torre Eiffel, continuando pelos Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, o museu d’Orsay, Versalhes, o Centro Pompidou, o Louvre, o Sacrée Coeur e acabando, por exemplo, pela Catedral de Notre Damme ou pela travessia do rio Sena nos “bateaux-mouches”, Paris oferece distracção para dias e dias, tanto para crianças como para adultos.
http://www.paris.fr/portail/accueil/Portal.lut?page_id=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
http://images.google.com/images?um=1&hl=pt-PT&lr=&q=monumentos+de+fran%C3%A7a&revid=454072872&sa=X&oi=revisions_inline&resnum=0&ct=broad-revision&cd=3
o Cinema
O cinema francês é actualmente o mais dinâmico da Europa continental, tanto em termos de público como em número de filmes produzidos e de receitas geradas pelas suas produções.
Como se sabe, o cinema foi “inventado” por dois franceses, os irmãos Louis e Auguste Lumiére, os pais do cinema.
Entre os vários filmes que podem ser considerados como os principais filmes produzidos em França encontramos:
A Bout de Soufle (1960), de Jean-Luc Godard
La Grande Illusion (1937), de Jean Renoir
Les 400 Coups (1959), de François Truffaut
O cinema Francês tem-se desenvolvido bastante nos últimos anos. Filmes como Le Fabuleux Destin d’Amélie, Un Long Dimanche de Finançaille ou Bienvenu chez les Ch’tis, tiveram um enorme sucesso de bilheteiras tendo lucrado milhões com estas produções, tanto devido ao carácter inovador do que se fazia anteriormente no cinema Francês, como pelas suas temáticas.
A nível de actores também podemos encontrar grandes artistas conhecidos por todos os continentes. São exemplo destes, Gerard Depardieu, Juliette Binoche, Luc Besson (que também é realizador), Audrey Tautou, Catherine Deneuve, Louis de Funès ou até mesmo a famosa Brigitte Bardeau.
É também em França que se realiza o famosíssimo “Festival de Cannes”, no qual se apresentam as novas realizações filmadas durante o ano.
o Gastronomia
Um dos motivos pela qual a França é conhecida internacionalmente, é pela forte diversidade gastronómica existente no país.
Os queijos (existem cerca de 365 tipo de queijo em França), os croissants, os crêpes, as quiches, as brioches, a raclette, a bouillabesse, o foie gras, as tartes, a crême brulée, os vinhos, champanhes, tudo isto são produtos/receitas conhecidos tanto na França como no resto do mundo.
Quem não gosta de um bom crêpe ou de um croissant acabado se fazer??
http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/37193/
o Festivais / Eventos – Parques de Diversão
Por toda a França existem divertimentos para qualquer idade ou mentalidade.
Por entre os festivais e eventos que se realizam em França, podemos destacar o “Couvre-Feu” que se baseia mais em raggae, a “7éme Vague” que engloba todos os tipos de música num festival de 3 dias à beira mar, ou mesmo o “Festival de Cannes”, festival cinematográfico conhecido por todo o mundo.
Entre os parques de diversão importa destacar a “Eurodisney”, destino de sonho para qualquer criança, o “Parque Astérix”, nos arredores de Paris ou até mesmo o “Puy du Fou”, parque de atracções criado na Vendeia que funciona à base de voluntariado dos animadores e acentua o carácter turístico da região, a qual já é extremamente conhecida devido ás suas enormes e belíssimas praias.
Se clicar no link abaixo colocado poderá seleccionar a zona que o interessar e procurar os parques nelas existentes: http://www.infoparks.com/flashfr/r_parcs/france/index.htm
Hino Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário