sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

E.U.A.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Capital: Washington DC
Cidade mais populosa: New York
Língua Oficial: Inglês
Governo: República Presidencialista
Número Habitantes: 303007997 Milhões
Superfície: 9629091 Km2
Localização Geográfica: América do Norte
Moeda: Dólar Americano
Fuso Horário: (UTC -5 a -10h)
Clima: o clima norte-americano varia de região para região. Na Florida encontramos um clima subtropical, na Califórnia um clima mediterrânico, temperado ou subtropical, e no Alasca um clima polar.
Divisões Administrativas: 50 estados e um distrito federal.


-> Literatura
Os Estados Unidos da América tiveram muitos representantes nos prémios Nobel da literatura. Autores como Sinclair Lewis, Eugene O’Neill, Pearl S. Buck, William Faulkner, Ernest Hemingway, Saul Bellow, Isaac Singer, Joseph Brodsky ou Tom Morrison, escreveram obras de variados estilos literários que viriam, mais tarde, a fazer com que fosse reconhecidos por todo o mundo.
Existem outros autores norte americanos que, mesmo sem prémio Nobel, são reconhecidos por todo o planeta. São exemplos disso, Barbara Kingsolver, Stephen King, Ursula K. Le Guinn, Douglas Preston, entre outros. (aqui se encontra uma lista com um lista dos mais prestigiados autores norte-americanos: http://bibliowiki.com.pt/index.php/Categoria:Autores_norte-americanos).
http://www.nobelpreis.org/portugues/Literatur/Lagerlof.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_dos_Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica

-> Música
A música estadunidense tem uma grande influencia no resto do mundo, principalmente no mundo ocidental. Esta tem-se revelado desde sempre como “a voz do povo”, isto é, um modo de expressão pessoal e de denúncia dos problemas sociais existentes no mundo. Começando desde os blues, até ao rock and roll, o jazz, o rock, o metal, o punk, vindo mais tarde parar ao hip hop, todos estes tipos de música fizeram furor na América, e mais tarde, no mundo.
Agora, em vez de dar exemplos, pensem um bocadinho e vejam se não os conhecem todos! =P
http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_the_United_States

-> Cinema
O cinema americano é aquele que atrai o maior número de fans. A famosa “Holywood”, cidade do cinema no meio da cidade de Los Angeles, produz dezenas de filmes todos os anos, para qualquer gosto e idade. Devido a esta, Los Angeles acaba por ser adorada em todo o mundo, todos sonham em visitar ou mesmo habitar nesta cidade repleta de luz e de fama. Isto reflecte de certo modo, o impacto que tem o cinema americano nos E.U.A e arredores. O mundo para além do cinema (os actores, os seus problemas, a suas moradias) acabam por ser um centro de interesse igual ou superior ao interesse dado ao cinema em si, cinema esse com o seu estilo americano, heróico e cheio de efeitos especiais, inexistente no cinema da maioria dos países.
O mundo no qual está inserido é como um espelho da sociedade americana. Os vestuários, o gosto em ocupar tempos livres, as tradições, os feriados neles retratados, a própria história, acaba por ter este “american style”, o qual é único e inigualável.


Porém, o impacto do cinema europeu sobre os cineastas americanos e a posterior decadência do sistema de grandes estúdios foram as duas linhas de força que, durante as décadas de 1960 e 1970, fizeram mudar o estilo do cinema americano.
Surgiu uma nova geração de realizadores sob a influência das tendências europeias e com o desejo de trabalhar com diferentes distribuidores. Muitos deles realizaram filmes de grande qualidade. Pode-se citar Stanley Kubrick, Woody Allen, Arthur Penn, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.
Diante da filmografia representada pelos realizadores do cinema de autor e em que pese o fato de ser americano e ligado por vezes à indústria hollywoodiana, o cinema dos Estados Unidos deu sequência a outras linhas de produção para o consumo de massa, especialmente de crianças e adolescentes. Os seus filmes baseiam-se principalmente nos efeitos especiais proporcionados pelas novas tecnologias e que bem se enquadram nos temas escolhidos. Dentro dessa categoria, figuram os filmes de catástrofes, como” O destino do Poseidon“ (1972), de Ronald Neame, e” Inferno na torre” (1974), de “John Guillermin” e “Irvin Allen”; as aventuras de personagens das histórias em quadrinhos, como “Superman” (1978), de Richard Donner, e “Batman” (1989), de Tim Burton, com suas intermináveis continuações; ou os filmes de guerra e de ficção científica, como Guerra nas estrelas (1977), de George Lucas.

-> Parques Atracções - Festivais – Eventos
A Disneyland é, sem dúvida, o parque de atracções norte-americano mais conhecido através do mundo. Esta, com as suas personagens Disney, os seus carrosséis e espectáculos que atraem miúdos e graúdos, é um mundo completamente fictício, onde tudo é cor-de-rosa, e todos estão felizes!
A nível de festivais podemos falar do “Macaroni Festival”, um festival de comida local em Victoria e no Texas, “Marblehead Christmas Walk”, no qual se constrói uma mini-aldeia de natal, o ideal para entrar bem na época natalícia, o “National Finals Rodeo”, o qual é, como se pode ver, uma “festa/concurso” de rodeo, o “New York City Underground Comedy Festival” um festival de comédia em Nova Iorque, como o nome indica, ou até mesmo da “Wurstfest”, uma festa que promove a cultura local e o multiculturalismo!
No blog seguinte encontram-se todos os festivais existentes nos E.U.A. e no resto do mundo. http://www.2camels.com/festivals/usa.php
Por entre os festivais e eventos podemos falar da importância do desporto na sociedade americana, principalmente o futebol americano, desporto seguido por milhares de adeptos em todo o país.


->Urbanização Americana
Os E.U.A. são um país altamente urbanizado.Cerca de 80% da população americana vive em cidades, as quais cobrem apenas 2,75% da área total do país.
Existem duas grandes megalópoles nos E.U.A. compostas principalmente pelo estado de New Jersey e pelas cidades de New York, Boston, Philadelphia e Washington DC, na costa atlântica e, por sua vez, a região sudoeste do país, na costa pacífica, centralizadas nas cidades de Los Angeles, San Francisco e Sacramento.
Existem cerca de 260 áreas metropolitanas no país, entre as quais podemos destacar New York, que possuí 21 milhões de habitantes, Los Angeles, com 13 milhões e Chicago, com 9milhões de habitantes.

-> E.U.A. um dos países mais multiculturais do mundo
Os E.U.A. são um dos países mais multiculturais do mundo. Desde há alguns anos para cá, tem-se observado um aumento de hispânicos e asiáticos a instalarem-se no país, sendo mesmo os principais grupos de imigrantes presentes no mesmo. Os hispânicos constituem uma considerável parte da população americana, sendo actualmente a maior minoria étnico-racial dentro dos E.U.A., compondo cerca de 13,4% da população americana. Dentro da imigração hispânica cerca de 64% é mexicana e boa parte desta imigração é ilegal.
Por sua vez, os asiáticos, constituindo 4,2% da população do país, encontram-se m 2º e 3º lugar, na lista dos imigrantes, correspondendo os lugares respectivos á China e à Índia.
Apesar de, como já disse, os EUA serem um país altamente diversificado racial e culturalmente, continua a ser extremamente racista. É inevitável conhecer e ouvir falar de problemas desta envergadura neste país, sendo mesmo o racismo e a xenofobia uma presença constante na vida daqueles que não são, ou não aparentam ser, americanos, isto é, daqueles que são de origem asiática, africana, árabe, mexicana, mas, mesmo assim cidadãos americanos. São muitas vezes estes que ressentem a discriminação na pele.

-> Culinária
A culinária americana é altamente diversificada, variando de região para região, dependendo da população, da religião e do meio em que vivem. Por entre os alimentos mais comuns encontram-se os ovos, o bacon, as panquecas, os cereais, o pão, a manteiga de amendoim, acompanhados por café ou sumo de laranja, normalmente servidos em copos enormes.
Normalmente o almoço é simples, uma sanduíche, sendo o jantar considerado por muitos como a refeição principal do dia.
Como curiosidade pode-se dizer que os E.U.A. são o maior consumidor de café e de refrigerantes do mundo. São também conhecidos pelas suas redes fast-food, as quais se tornam úteis para aqueles que dispõem de pouco tempo para as suas refeições, além de serem relativamente acessíveis.

-> Património Cultural
Devido à enormidade do território norte-americano, existem inúmeros locais a visitar. Entre eles podemos distinguir o “Empire State Building”, o “Ellis Island”, a “Estátua da Liberdade”, o “Aquário Mundial de Dallas”, o parque “Liberty State”, o “Byodo-In” ou então, para os amantes de cinema, “Hollywood”.
http://biztravels.net/biztravels/monuments.php?p=2&lg=pt

Hino Nacional



MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Nenhum comentário: