sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Japão



O Japão – também conhecido como o ‘país do sol nascente’ – é um país com uma cultura muito diversificada.




‡ O Japão de relance

- Superfície: 372.819 km²
- População: 127433494
- Capital: Tóquio
- Governo: monarquia constitucional
- Moeda: Iene
- Idiomas: Japonês (oficial)
- Religião: xintoísmo e religiões derivadas 51,3%, budismo 38,3%, cristianismo 1,2%, outras 9,2%
- Clima: Temperado continental (Norte) e subtropical (Sul)
- Actividades económicas: têxteis, siderurgia, indústrias alimentares.
- Esperança média de vida (anos): 80 anos








‡ Cultura pop japonesa



A cultura pop japonesa Uma cultura que advém da assimilação e ‘aperfeiçoamento’ de costumes vindos de outros países, nomeadamente dos Estados Unidos. Existem vários factores que caracterizam esta nova cultura japonesa. Os que mais se destacam são os livros de banda desenhada (mangas), as séries de animação (anime), o karaoke e o cinema.





· Mangas

Manga é a palavra usada para descrever a banda desenhada japonesa, e para o seu estilo próprio de desenho.
Na mentalidade japonesa, ao contrário da mentalidade ocidental, os mangas são uma leitura normal de uma faixa etária bem mais abrangente do que a adolescente; a sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte se vêem desde adultos até crianças a desfrutar deste tipo de leitura. Pelo facto de o público consumidor ser muito extenso, vários mangas são impressos diariamente (aos milhares), podendo-se também encontrar vários estilos, de modo a agradar a todos os gostos.


Os artistas que desenham manga são conhecidos como mangaka.
Entre os vários mangas produzidos no Japão, os que mais se destacam a nível de popularidade são:

- Naruto
- Vampire Knight
- To LoveRU
- Bleach
- Bamboo Blade
- Nuharyon no Mago
- Hunter X Hunter




· Anime

Vários mangas dão origem a animação para exibição na televisão ou em vídeo, tornando-se conhecidos como anime.- Mamemaki: neste ritual, o chefe de família, vestido com uma máscara Oni (ogre ou demónio), atira feijões típicos do ritual – irimame – para fora de casa ou para cima de um membro do agregado familiar, enquanto canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, cujo sentido literal é algo como “demónios fora! Sorte dentro!”. Segundo a tradição japonesa, atirar os feijões purifica a casa, repelindo o azar e trazendo a sorte e a saúde.

Assim como os manga, os anime também são bastante populares entre os japoneses e entre pessoas de todo o mundo, estando entre os mais populares:


- Neon Genesis Evangelion
- Bleach
- Rozen Maiden
- Dragon Ball
- Naruto
- Ueki no Housoku
- Detective Conan



· Karaoke

O karaoke teve origem no Japão, há mais de 20 anos. Conta-se que surgiu na cidade de Kobe, num bar que apresentava shows ao vivo. Para solucionar o problema do guitarrista que se ausentara naquela noite, o proprietário da casa providenciou algumas faixas de música de acompanhamento, para que os vocalistas pudessem cantar. A ideia foi bem aceite, fazendo com que muitas casas nocturnas passassem a oferecer o karaoke como uma opção de entretenimento.
O avanço da tecnologia permitiu a criação de equipamentos próprios para a actividade, o que levou a que a moda se propagasse por todo o arquipélago e, posteriormente, por todo o mundo.





· Cinema


Entre várias produções de qualidade discutível, mas extremamente populares como a série Godzilla dos estúdios Toho, e verdadeiras obras de arte como os filmes de Kurosawa e os desenhos de Miyazaki, o cinema japonês, actualmente, está já bastante desenvolvido.


Costumes e tradições

- Música tradicional


* Kayokyoku: consiste em música popular japonesa; as músicas dentro deste género são muito variadas, correspondendo, basicamente, a todas as músicas cantadas, excluindo o folclore e as músicas para crianças.
* Min’yo: músicas folclóricas japonesas.
* Hogaku: música tradicional japonesa.


- Festivais

¤
Risshun: comemorado anualmente a 3 de Fevereiro, este festival pode também ser chamado de “setsubun primaveril”, pois é comemorado sempre no dia anterior ao começo da primavera do calendário japonês.

Práticas habituais:
- Mamemaki: neste ritual, o chefe de família, vestido com uma máscara Oni (ogre ou demónio), atira feijões típicos do ritual – irimame – para fora de casa ou para cima de um membro do agregado familiar, enquanto canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, cujo sentido literal é algo como “demónios fora! Sorte dentro!”. Segundo a tradição japonesa, atirar os feijões purifica a casa, repelindo o azar e trazendo a sorte e a saúde.

- Fazem-se também visitas a templos onde se celebra, fazendo festas, concursos, lutas de sumo, etc.




¤
Festival das estrelas ou Tabanata: é um festival tradicionalmente japonês que acontece a 7 de Julho.

Práticas habituais:
- Nesta época do ano, as pessoas escrevem os seus desejos em papéis tanzaku (tiras de papel pequenas e coloridas) e penduram-nos em canas de bambu que foram anteriormente decoradas com vários tipos de papel, apresentando vários feitios.



¤ Festival Bon: é um festival budista japonês que se realiza anualmente de dia 13 a 16 de Agosto (podendo variar de região para região), consistindo numa grande tradição em honra aos ancestrais. É também uma das razões para a maior parte dos japoneses tirarem férias nessa época.

Práticas habituais:
- Neste período do ano, as famílias japonesas viajam até aos lugares onde os seus ancestrais viviam, visitam e limpam as suas sepulturas e fazem o que se chama de Festa das Lanternas que inclui, tradicionalmente, um baile conhecido como o Bom-Odori.




‡ Principais pontos turísticos

As cidades mais visitadas do Japão são Tóquio, Quioto, Nara e Osaka, isto porque é aqui que se encontram as principais atracções do Japão. Em Tóquio, as principais atracções são:

Palácio Imperial: É a residência do Imperador e ocupa 1Km2 do centro da cidade. O Palácio está cercado de fossos com muros de pedras, estando o jardim da parte leste está aberto ao público.


Templo Xintoísta Meiji: Dedicado ao Imperador Meiji e sua consorte, situa-se no meio de um terreno de aproximadamente 720 m² coberto de densa floresta. Desde a entrada principal, caminhos largos e tranquilos conduzem até os edifícios do templo, bem no centro do parque, partindo de um gigantesco torii, pórtico em estilo japonês feito de ciprestes que datam do século XVII.

Templo de Asakusa Kannon: Dedicado à divindade budista Kannon, este templo tem as suas origens no século VII. Dois grandes portões e uma avenida de pequenas lojas e tendas encontram-se na sua entrada, e os edifícios principais são uma imponente construção central num pagode de cinco andares.

Torre de Tokyo: É uma imensa torre de rádio-televisão de 333m de altura. Da Plataforma de observação, pode-se obter uma excelente vista da cidade e com bom tempo,ver também na direção oeste o Monte Fuji.


Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com


Nenhum comentário: