sexta-feira, 21 de novembro de 2008

França






Capital: Paris
Superfície: 675417 Km2
Número de Habitantes: 64,5 Milhões
Língua Oficial: Francês
Governo: República
Moeda: Euro
Localização Geográfica: Europa Ocidental
Clima: Mediterrânico e Atlântico
Fuso Horário: (+1h)
Divisões Administrativas: 26 regiões (22 regiões metropolitanas e 4 regiões insulares).
Hino: “La Marseillese”


A França é um país com um forte impacto cultural, o qual se revela na literatura, na música, no cinema, na gastronomia e até mesmo nos seus próprios monumentos.
Iremos agora descobrir e apresentar o que de melhor se faz/fez na França!


o Literatura


A França é o país com o maior número de prémios Nobel de Literatura no mundo.
Entre os autores desses prémios podemos encotrar Sully Prudhomme, Frédéric Mistral, Romain Rolland, Anatole France, Henri Bergson, Roger Martin du Gard, André Gide, Saint-John Perse, Claude Simon e Jean-Marie Le Clézio.
Mesmo num estilo menos “formal” existem obras francesas que atravessaram o mundo, tais como “O Princepezinho” de Saint-Exupery, “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas ou “Os Miseráveis” de Victor Hugo, e autores do mesmo país conhecidos por todos (Émile Zola, Moliére, La Fontaine, Marguerite Yourcenar, Honoré de Balzac…).
http://www.nobelpreis.org/portugues/literatur.html


o Música


Na área da música existe uma enorme diversidade tanto de estilos, como de artistas.
Começando pela pop (variété française), encontramos artistas tais como “Lorie”, “Zazie”, “Anais”, “Tryo”, os quais se dirigem á população mais jovem decido ás suas temáticas mais “infantis” sobre problemas de adolescentes, crises amorosas, etc.
Continuando pelo rock, encontramos “Noir Désir”, considerada “a banda de rock francesa” por excelência, “Dionysos”, “Tom Poisson” ou “Zebda”.
http://www.rocknfrance.free.fr/
No hip hop, grupos/cantores como “Casey”, “Keny Arkana”, “R.O.H.F.F.”, “Mafia K1 Fry”, “La Rumeur”, “NTM”, utilizam a música para denunciar e criticar a sociedade, podendo a temática de uma canção variar desde a miséria de um bairro de lata até aos ordenados milionários de certas pessoas pretendendo contrastar o modo de vida das pessoas, a diferença, a falta de igualdade que se verifica no país e no mundo.
http://www.rap2france.com/
Podemos também falar da canção francesa, a qual é caracterizada pela música de artistas tais como Serge Gainsbourg, Edith Piaf, Georges Brassens, Jacques Brel ou Renaud.
http://www.lastfm.com.br/tag/chanson%20francaise


o Património Cultural


A França tem estado na primeira linha do desenvolvimento europeu, e isto evidencia-se na grande variação de atracções a visitar: catedrais, igrejas, os palácios e castelos do Loire, monumentos romanos e mesmo pinturas pré-históricas. Porém, com a sua industrialização tardia, o país continua muito rural. Existem ainda centena de vilas e aldeias muito tradicionais que fazem parte integrante da paisagem. No entanto, a maioria dos turistas preferem paisagens urbanas tais como Paris (uma das cidades mais turisticas do mundo, com os seus monumentos vanguardistas e bairros históricos), Lille, Lyon, Toulouse, Nice ou Marselha.
Paris, como já foi dito, é das cidades mais turisticas do mundo, isto devido ás inumeras atracções que oferece. Começando pela Torre Eiffel, continuando pelos Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, o museu d’Orsay, Versalhes, o Centro Pompidou, o Louvre, o Sacrée Coeur e acabando, por exemplo, pela Catedral de Notre Damme ou pela travessia do rio Sena nos “bateaux-mouches”, Paris oferece distracção para dias e dias, tanto para crianças como para adultos.
http://www.paris.fr/portail/accueil/Portal.lut?page_id=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
http://images.google.com/images?um=1&hl=pt-PT&lr=&q=monumentos+de+fran%C3%A7a&revid=454072872&sa=X&oi=revisions_inline&resnum=0&ct=broad-revision&cd=3


o Cinema


O cinema francês é actualmente o mais dinâmico da Europa continental, tanto em termos de público como em número de filmes produzidos e de receitas geradas pelas suas produções.
Como se sabe, o cinema foi “inventado” por dois franceses, os irmãos Louis e Auguste Lumiére, os pais do cinema.
Entre os vários filmes que podem ser considerados como os principais filmes produzidos em França encontramos:
A Bout de Soufle (1960), de Jean-Luc Godard
La Grande Illusion (1937), de Jean Renoir
Les 400 Coups (1959), de François Truffaut
O cinema Francês tem-se desenvolvido bastante nos últimos anos. Filmes como Le Fabuleux Destin d’Amélie, Un Long Dimanche de Finançaille ou Bienvenu chez les Ch’tis, tiveram um enorme sucesso de bilheteiras tendo lucrado milhões com estas produções, tanto devido ao carácter inovador do que se fazia anteriormente no cinema Francês, como pelas suas temáticas.
A nível de actores também podemos encontrar grandes artistas conhecidos por todos os continentes. São exemplo destes, Gerard Depardieu, Juliette Binoche, Luc Besson (que também é realizador), Audrey Tautou, Catherine Deneuve, Louis de Funès ou até mesmo a famosa Brigitte Bardeau.
É também em França que se realiza o famosíssimo “Festival de Cannes”, no qual se apresentam as novas realizações filmadas durante o ano.


o Gastronomia


Um dos motivos pela qual a França é conhecida internacionalmente, é pela forte diversidade gastronómica existente no país.
Os queijos (existem cerca de 365 tipo de queijo em França), os croissants, os crêpes, as quiches, as brioches, a raclette, a bouillabesse, o foie gras, as tartes, a crême brulée, os vinhos, champanhes, tudo isto são produtos/receitas conhecidos tanto na França como no resto do mundo.
Quem não gosta de um bom crêpe ou de um croissant acabado se fazer??
http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/37193/


o Festivais / Eventos – Parques de Diversão


Por toda a França existem divertimentos para qualquer idade ou mentalidade.
Por entre os festivais e eventos que se realizam em França, podemos destacar o “Couvre-Feu” que se baseia mais em raggae, a “7éme Vague” que engloba todos os tipos de música num festival de 3 dias à beira mar, ou mesmo o “Festival de Cannes”, festival cinematográfico conhecido por todo o mundo.
Entre os parques de diversão importa destacar a “Eurodisney”, destino de sonho para qualquer criança, o “Parque Astérix”, nos arredores de Paris ou até mesmo o “Puy du Fou”, parque de atracções criado na Vendeia que funciona à base de voluntariado dos animadores e acentua o carácter turístico da região, a qual já é extremamente conhecida devido ás suas enormes e belíssimas praias.

Se clicar no link abaixo colocado poderá seleccionar a zona que o interessar e procurar os parques nelas existentes:
http://www.infoparks.com/flashfr/r_parcs/france/index.htm


Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com



Japão



O Japão – também conhecido como o ‘país do sol nascente’ – é um país com uma cultura muito diversificada.




‡ O Japão de relance

- Superfície: 372.819 km²
- População: 127433494
- Capital: Tóquio
- Governo: monarquia constitucional
- Moeda: Iene
- Idiomas: Japonês (oficial)
- Religião: xintoísmo e religiões derivadas 51,3%, budismo 38,3%, cristianismo 1,2%, outras 9,2%
- Clima: Temperado continental (Norte) e subtropical (Sul)
- Actividades económicas: têxteis, siderurgia, indústrias alimentares.
- Esperança média de vida (anos): 80 anos








‡ Cultura pop japonesa



A cultura pop japonesa Uma cultura que advém da assimilação e ‘aperfeiçoamento’ de costumes vindos de outros países, nomeadamente dos Estados Unidos. Existem vários factores que caracterizam esta nova cultura japonesa. Os que mais se destacam são os livros de banda desenhada (mangas), as séries de animação (anime), o karaoke e o cinema.





· Mangas

Manga é a palavra usada para descrever a banda desenhada japonesa, e para o seu estilo próprio de desenho.
Na mentalidade japonesa, ao contrário da mentalidade ocidental, os mangas são uma leitura normal de uma faixa etária bem mais abrangente do que a adolescente; a sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte se vêem desde adultos até crianças a desfrutar deste tipo de leitura. Pelo facto de o público consumidor ser muito extenso, vários mangas são impressos diariamente (aos milhares), podendo-se também encontrar vários estilos, de modo a agradar a todos os gostos.


Os artistas que desenham manga são conhecidos como mangaka.
Entre os vários mangas produzidos no Japão, os que mais se destacam a nível de popularidade são:

- Naruto
- Vampire Knight
- To LoveRU
- Bleach
- Bamboo Blade
- Nuharyon no Mago
- Hunter X Hunter




· Anime

Vários mangas dão origem a animação para exibição na televisão ou em vídeo, tornando-se conhecidos como anime.- Mamemaki: neste ritual, o chefe de família, vestido com uma máscara Oni (ogre ou demónio), atira feijões típicos do ritual – irimame – para fora de casa ou para cima de um membro do agregado familiar, enquanto canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, cujo sentido literal é algo como “demónios fora! Sorte dentro!”. Segundo a tradição japonesa, atirar os feijões purifica a casa, repelindo o azar e trazendo a sorte e a saúde.

Assim como os manga, os anime também são bastante populares entre os japoneses e entre pessoas de todo o mundo, estando entre os mais populares:


- Neon Genesis Evangelion
- Bleach
- Rozen Maiden
- Dragon Ball
- Naruto
- Ueki no Housoku
- Detective Conan



· Karaoke

O karaoke teve origem no Japão, há mais de 20 anos. Conta-se que surgiu na cidade de Kobe, num bar que apresentava shows ao vivo. Para solucionar o problema do guitarrista que se ausentara naquela noite, o proprietário da casa providenciou algumas faixas de música de acompanhamento, para que os vocalistas pudessem cantar. A ideia foi bem aceite, fazendo com que muitas casas nocturnas passassem a oferecer o karaoke como uma opção de entretenimento.
O avanço da tecnologia permitiu a criação de equipamentos próprios para a actividade, o que levou a que a moda se propagasse por todo o arquipélago e, posteriormente, por todo o mundo.





· Cinema


Entre várias produções de qualidade discutível, mas extremamente populares como a série Godzilla dos estúdios Toho, e verdadeiras obras de arte como os filmes de Kurosawa e os desenhos de Miyazaki, o cinema japonês, actualmente, está já bastante desenvolvido.


Costumes e tradições

- Música tradicional


* Kayokyoku: consiste em música popular japonesa; as músicas dentro deste género são muito variadas, correspondendo, basicamente, a todas as músicas cantadas, excluindo o folclore e as músicas para crianças.
* Min’yo: músicas folclóricas japonesas.
* Hogaku: música tradicional japonesa.


- Festivais

¤
Risshun: comemorado anualmente a 3 de Fevereiro, este festival pode também ser chamado de “setsubun primaveril”, pois é comemorado sempre no dia anterior ao começo da primavera do calendário japonês.

Práticas habituais:
- Mamemaki: neste ritual, o chefe de família, vestido com uma máscara Oni (ogre ou demónio), atira feijões típicos do ritual – irimame – para fora de casa ou para cima de um membro do agregado familiar, enquanto canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, cujo sentido literal é algo como “demónios fora! Sorte dentro!”. Segundo a tradição japonesa, atirar os feijões purifica a casa, repelindo o azar e trazendo a sorte e a saúde.

- Fazem-se também visitas a templos onde se celebra, fazendo festas, concursos, lutas de sumo, etc.




¤
Festival das estrelas ou Tabanata: é um festival tradicionalmente japonês que acontece a 7 de Julho.

Práticas habituais:
- Nesta época do ano, as pessoas escrevem os seus desejos em papéis tanzaku (tiras de papel pequenas e coloridas) e penduram-nos em canas de bambu que foram anteriormente decoradas com vários tipos de papel, apresentando vários feitios.



¤ Festival Bon: é um festival budista japonês que se realiza anualmente de dia 13 a 16 de Agosto (podendo variar de região para região), consistindo numa grande tradição em honra aos ancestrais. É também uma das razões para a maior parte dos japoneses tirarem férias nessa época.

Práticas habituais:
- Neste período do ano, as famílias japonesas viajam até aos lugares onde os seus ancestrais viviam, visitam e limpam as suas sepulturas e fazem o que se chama de Festa das Lanternas que inclui, tradicionalmente, um baile conhecido como o Bom-Odori.




‡ Principais pontos turísticos

As cidades mais visitadas do Japão são Tóquio, Quioto, Nara e Osaka, isto porque é aqui que se encontram as principais atracções do Japão. Em Tóquio, as principais atracções são:

Palácio Imperial: É a residência do Imperador e ocupa 1Km2 do centro da cidade. O Palácio está cercado de fossos com muros de pedras, estando o jardim da parte leste está aberto ao público.


Templo Xintoísta Meiji: Dedicado ao Imperador Meiji e sua consorte, situa-se no meio de um terreno de aproximadamente 720 m² coberto de densa floresta. Desde a entrada principal, caminhos largos e tranquilos conduzem até os edifícios do templo, bem no centro do parque, partindo de um gigantesco torii, pórtico em estilo japonês feito de ciprestes que datam do século XVII.

Templo de Asakusa Kannon: Dedicado à divindade budista Kannon, este templo tem as suas origens no século VII. Dois grandes portões e uma avenida de pequenas lojas e tendas encontram-se na sua entrada, e os edifícios principais são uma imponente construção central num pagode de cinco andares.

Torre de Tokyo: É uma imensa torre de rádio-televisão de 333m de altura. Da Plataforma de observação, pode-se obter uma excelente vista da cidade e com bom tempo,ver também na direção oeste o Monte Fuji.


Hino Nacional


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cabo Verde








Cabo Verde De Relance
Capital:Praia
Superfície:4.033km2
Língua Oficial: Português
Governo: República Democrática
Moeda: Escudo Cabo-Verdiano
Localização Geográfica: África Ocidental
Clima:Quente e ameno,com a vantagem de não ter tempestades tropicais
Divisões Administrativas: St.Antão,São.Vicente,Sta.Luzia,São.Nicolau,Sal e Boa Vista
Hino:Cântico da Liberdade
Principais Pontos Turísticos: Ilhas do Sal,Ilhas de St.Antão,Ilhas de São.Vicente e Ilhas de Mindelo
Língua:
A língua oficial é o Português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e publicações.
Por outro lado, a língua nacional de Cabo Verde, "a língua do povo", é o criolo Cabo-verdiano. Cabo Verde é formado por dez ilhas (nove habitadas) e cada ilha tem um criolo diferente. Este está oficialmente em processo de normalização, com o objectivo de se tornar a segunda língua oficial.

Religião:
A liberdade de religião é garantida pela constituição e respeitada pelo respectivo governo.
Os cabo-verdianos são na sua maioria de religião católica romana (mais de 90%). Outras denominações cristãs também estão inseridas em Cabo-Verde, com destaque para os protestantes da Igreja Mazareno e da igreja Adventista do Sétimo Dia, entre outras.
Os rebelados são um pequeno grupo católico tradicionalista específico de Cabo Verde.

Artes
Artesanato:
O artesanato tem acentuada importância na cultura Cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país. Produzido para utensílio e para decoração, o artesanato de Cabo-verde é um verdadeiro instrumento de expressão de cultura popular. Hoje em dia, ele é igualmente atracção para os turistas, sendo a produção e o comércio o único meio de subsistência para algumas famílias.
Música :
Na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná e a coladera. Cesária Évora é a cantora Cabo-Verdiana mais conhecida no Mundo, conhecida como a "Diva dos pés descalços", pois gosta de se apresentar em palco assim. A música Cabo-verdiana conta também com outros artistas, como por exemplo, Sara Tavares, Lura e Megra de Andrade.
O povo Cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, bem como por manifestações populares como o carnavel de Mindelo.












Artes Plásticas:

Só depois da independência em 1975 é que ocorreu o surgimento de alguns artistas no campo da pintura e escultura. Nessa primeira fase, todos os trabalhos evidenciaram o grito da liberdade e a alegria da independência, pois era o fim de séculos marcados pela escravatura e colonialismo.Cabo Verde abriu-se ao resto do mundo, os seus artistas vão buscar influências, e até estudar para o estrangeiro. Há uma certa globalização nas artes cabo-verdianas, mantendo-se no entanto, alguns sinais de raízes africanas, que se evidenciam sobretudo nas cores escolhidas. Os artistas cabo-verdianos têm trabalhos em várias exposições, não só no próprio país, como também em Portugal ou nos Estados Unidos da América.


Literatura :
A literatura cabo-verdiana é uma das mais ricas da África Lusófona.

Poetas: Sérgio Trusconi, Eugénio Tavares, Ovidio Martins, Jorge Barbosa, Manuel Lopes, António Nunes, Aguinaldo Fonseco, Trabaldo Virginio, entre outros.

Escritores: Germano Almeida, Luís Romano de Madeira Melo, Jorge Vera Cruz Barbosa, Pedro Cardoso, José Lopes, Mário José Domingues, entre outros.



Hino Nacional



MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com