quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jamaica


JAMAICA

Capital:
Kingston
Superfície: 10 991 km2.
Número de Habitantes: 2,7 milhões de hab.
Língua Oficial: inglês
Governo: monarquia parlamentarista
Moeda: dólar jamaicano
Localização Geográfica: América Central, mar das Caraíbas
Clima: tropical
Fuso Horário: (-2)
Divisões Administrativas: 4 paróquias (parishes) agrupadas em 3 condados históricos: Condado de Cornwall (Montego Bay) Condado de Middlesex (Spanish Town) e Condado de Surrey (Kingston)
Religião: protestantes (34%), sem filiação (41%), rastafari (10%), católicos (10%), outras (1%)
Hino: "Jamaica, Land we Love"




A Jamaica tem uma cultura muito rica. O seu povo é amistoso, o clima é excelente, a comida é óptima, e as festas são muito frequentes e animadas.
Desde o final da década de 70, associamos a palavra/país ‘Jamaica’ a Bob Marley, reggae e rastafari. Porém, música e religião são apenas alguns dos factores que a caracterizam.
Jamaica, cujo nome original é Xamayca, significa, para os nativos Arawak, “terra de madeira e água”.

-> População

O povo Jamaicano é muito amistoso, festivo e caloroso. É composto por povos de origens diferentes, o que resulta numa mistura de várias culturas. Uma grande parte é descendente de escravos africanos que foram trazidos para o país pelos colonizadores europeus, pelo que podemos considerar que etnias como a africana, inglesa, alemã, chinesa, escocesa ou indiana contribuíram para a formação cultural do país. Muitos destes povos consideraram a Jamaica como uma colónia, nela procuraram vidas melhores e a ela chamaram de ‘lar’! Apesar de toda esta mistura de culturas, a que tem mais influência é a inglesa, como se pode verificar na língua e nos hábitos Jamaicanos.
-> Música
A Jamaica é, como todos sabem, um país muito musical.
O reggae é o estilo mais popular e é como que a ‘marca’ do país. O reggae é um ritmo musical conhecido mundialmente; é uma síntese rítmica e tem uma melodia admirável, com poemas simples e bem cantados, os quais se baseiam numa mistura de ideias revolucionárias de cenas românticas, e de episódios de adoração religiosa.
O jazz também é muito popular nesta ilha.
A música folclórica é um dos mais notáveis aspectos da herança cultural que quebra as barreiras sociais e unifica o país com a sua ingenuidade e intensidade.

-> Turismo

Jamaica, conhecida pelas suas paisagens montanhosas, pelas suas longas praias de areias brancas e pelo ritmo animado do Reggae, é um dos destinos turísticos mais populares nas Caraíbas. É um jardim tropical onde a diversão parece não ter fim!
A Jamaica pode ser visitada durante todo o ano, apesar de os meses de Agosto, Setembro e Outubro serem os mais requisitados. É nesta altura que acontecem os grandes festivais de reggae, como o SumFest ou o Sunsplash, cujas programações duram até uma semana. O reggae, tornou-se, a partir de mais ou menos 1972, o ícone da Jamaica, e a dar a esta uma fama antes completamente inexistente.
A Jamaica é a terceira maior ilha das Caraíbas, medindo 235Km de comprimento e 82Km de largura. O seu ponto culminante é o Pico da Montanha Azul, o qual está a 2256 metros acima do nível do mar. Tem paisagens muito ricas e variadas, com cascadas, fontes, rios e riachos, todos fluindo das montanhas cobertas de florestas para as planícies férteis.
Uma viagem à Jamaica pode incluir rafting nos rios, escalada, cavalgadas, passeios nas praias ou simplesmente, balançar à toa numa rede.

Montego Bay, localizado a noroeste da costa, está situado nas florestas do alto das montanhas e cercada de praias tropicais. “MoBay”, tem praias privativas, muitos restaurantes e bares e uma vida nocturna bastante activa. As actividades são praticamente intermináveis nesta grande cidade, que realmente tem algo para cada tipo de pessoa.
Ocho Rios, o porto principal na ilha, é outra grande cidade que também oferece uma grande variedade de actividades. Aqui os visitantes podem escolher entre fazer compras, praia, pólo, golfe ou escalar as famosas cachoeiras Dunns River Falls.

-> Cultura
A diversidade étnica existente na Jamaica determinou muitas características deste país.
O culto rastafari desenvolveu-se aquando da sua criação; todas as suas variantes tiverem, desde o inicio, quatro ideias fundamentais comuns: a criação de uma figura divina de Hile Selassie (conhecido anteriormente como Ras Tafari, e que foi o primeiro rei negro coroado Imperador da Etiópia em 1930, assumindo-se como o deus que havia vindo à terra para guiar os negros para a Terra Prometida), a superioridade da raça negra, a necessidade de retornar à pátria africana e a conveniência de formar uma comunidade separada da comunidade Jamaicana. A criação do reggae é atribuída aos rastafaris; o reggae desenvolveu-se de uma antiga forma de música folk na Jamaica sobretudo com elementos musicais africanos, porém com ideias trazidas da Índia e Europa. Também teve influências da rumba, o limbo e o calipso.
Dificilmente alguém viajará para a Jamaica para conhecer os vestígios da cultura índia Arawak (gravuras rupestres inscritas em várias grutas),
e muita da realidade cultural, ou social, jamaicana passará ao lado da maioria dos visitantes. O país conquistou um lugar privilegiado nas rotas turísticas sobretudo graças ao clima, às belíssimas águas azul-turquesa e às estâncias balneares.

-> Transportes na Jamaica
O autocarro é o meio de transporte mais comum. Porém, estão praticamente sempre cheios e são bastante lentos.
Frequentemente os táxis não possuem taxímetros, pelo que se deve combinar o preço da viagem antecipadamente para não ter más surpresas no fim da viagem.
Também se podem alugar bicicletas ou motas para os deslocamentos urbanos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Testa os teu conhecimentos no Geo-quizz!!!!
























Caros visitantes!
Hoje temos uma proposta diferente... Em vez de vos falarmos da cultura de algum país, optamos por adicionar um jogo ao blog, o qual testa a vossa capacidade de memória e conhecimento da localizaçao dos diferentes países do globo!
Tentem, e descubram se sabem tanto quanto pensam :)